ATUALIDADES

Especialistas reforçam ações de combate ao feminicídio no Maranhão

De janeiro a agosto de 2025, o Maranhão registrou 37 casos de feminicídio.

Mirante News

Sânya Aquino, Capitã Costa Silva e Wanda Moura em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues e Thiago Bastos.
Sânya Aquino, Capitã Costa Silva e Wanda Moura em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues e Thiago Bastos. (Anna Clara Dias / Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Feminicídio é o assassinato de uma mulher motivado por violência de gênero, ou seja, quando a vítima é morta por ser mulher. Esse tipo de crime geralmente ocorre em contextos de violência doméstica, sexual ou familiar, e é reconhecido como uma violação grave dos direitos humanos.

No Atualidades desta quinta-feira (2), o tema foi discutido com a delegada do Departamento de Feminicídio, Wanda Moura, a policial Capitã Costa Silva e a advogada Sânya Aquino. O programa reforçou a necessidade de informação, apoio e atuação conjunta da sociedade para prevenir e enfrentar esse tipo de crime.

“O feminicídio é o ápice da violência contra a mulher. E essas mulheres, que são vítimas de feminicídio, são mulheres que já viviam relacionamentos abusivos de meses ou até anos, sofrendo todos os tipos de violência” disse Wanda Moura.

Em caso de qualquer forma de abuso:

Solicite medida protetiva e procure a Delegacia da Mulher ou a Casa da Mulher Brasileira.

Disque Denúncia 181 
Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.