SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (21), a presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas) e Proprietária da Cervejaria Dona, Tânia Miyake, o integrante do Sindibebidas e proprietário da cervejaria Hops Beer, Jorge Ximenes e o DJ Arsênio Filho, foram os entrevistados da Mirante News FM no programa Atualidades.
Durante a entrevista, eles falaram sobre o Festival de Bebidas Maranhenses.
O evento tem como principal objetivo incentivar as pessoas a explorarem mais o lado que cada uma possui para o empreendedorismo local.
“Acho que é muito importante fazer uma pesquisa de mercado. Trabalhar como cigano, acho que é o primeiro patamar. Se gosta de fazer em casa, já é um grande passo. Aí, depois, vai para o cigano. Você não precisa ter uma fábrica, mas você pode encomendar a sua produção para uma fábrica já estabelecida. E aí, onde é que ele vai vender? Existe um local que eu vejo que é onde tudo meio que começa. Que é nos festivais e, com mais frequência, existe a Feirinha São Luís, no dia de domingo. Lá é onde tem a grande divulgação, onde tem as kombis que as ciganas levam. Isso tudo ajuda a entender um pouco mais do mercado. E aí, depois disso, eu tenho o mercado, eu tenho o volume, eu já estou no meu ponto de equilíbrio. Eu tenho como investir numa fábrica? Fazer uma fábrica ou alugar? Comprar, eu nem digo, porque eu prendi no Empretec que você não compra nada. Você tem que, na verdade, investir”, destacou Tânia Miyake.
Diversos empreendedores locais estarão no evento com os mais diversos tipos de bebidas artesanais para o público.
“O festival vem trazendo, a reboque, muita coisa boa que não vai só entre as cervejas artesanais, mas entra a questão dos destilados, a água, o refrigerante, os sucos, então envolve, engloba muito mais coisas, locais, obviamente. Então, a gente quer fomentar com esse evento toda essa reunião de sabores locais e regionais e convergendo, obviamente, também para a questão da indústria, porque dia 25 de maio, é o aniversário da indústria, então, a gente comemora dia 23 e 24 antecipadamente, com muita cerveja”, afirmou Jorge Ximenes.
O Festival de Bebidas Maranhense promove a valorização das bebidas típicas do estado, como tiquira, cachaça e cerveja artesanal, além de criações contemporâneas elaboradas com ingredientes regionais.
O evento será realizado nos dias 23 e 24 de maio, das 18h às 00h, no Sesi Clube Araçagi. Os participantes deverão doar 1KG de alimento não-perecível para participar do evento.
A programação inclui exposição e venda de produtos, espaço gastronômico, oficinas, rodas de conversa, degustações, concursos, workshops e atrações culturais.
A iniciativa celebra a diversidade gastronômica e cultural do Maranhão e fortalece a conexão entre produtores, distribuidores e consumidores.
Realizado pelo Sindibebidas, com apoio do SESI, SENAI, FIEMA, Sebrae, Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, o festival acontece em homenagem ao Dia da Indústria (25 de maio).
Além das exposições, o público poderá aproveitar shows de Jamil Jackson, grupo Argumento, banda Original Fire, Raiz Tribal e apresentações dos DJs Arsênio Filho e Walter Jr.
Para participar do evento, é só acessar o link que está sendo disponibilizado aqui.
Assista a entrevista:
Ouça a entrevista:
Saiba Mais
- Boi D'Itapari e Boi Encanto da Ilha são destaque no Atualidades
- Primeira edição do Festival Bumba Meu Mapping acontece em São Luís
- Abertura do Balaio de Sotaques no Sesc Turismo é destaque no Atualidades
- Saiba quais cuidados os pets precisam ter na velhice
- Casamento e união estável: diferenças e semelhanças
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.