SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta sexta-feira (4), o cantador Emannuel Victor e a presidente do Boi de Maracanã, Maria José, destacaram a importância de preservar e valorizar o legado do mestre Humberto de Maracanã, figura emblemática da cultura popular maranhense.
"É de uma felicidade imensa a gente estar podendo dar continuidade ao legado do nosso saudoso mestre Humberto, meu avô, e também com meus tios Ribinha e Humberto Filho, agora também o Bernaílson que é o nosso primo e também está aqui com a gente dando continuidade. E o público já espera, quando se fala de São João, o Maracanã. E o público sempre vai pedir. Façamos mil toadas, mas essa é toada que não pode faltar (Maranhão Meu Tesouro Meu Torrão)", disse Emannuel Victor.
"Na hora que passa para esse outro compromisso, a responsabilidade é maior. Eu cheguei no Maracanã em 1984, e em 1996 eu comecei a me integrar mais para cuidar. Mas na verdade eu não queria não esse compromisso, porque eu acho que é bom mesmo é se esbaldar. Mas eu me sinto com o compromisso grande de zelar, de cuidar. O Mestre Humberto ele deixou tudo arrumadinho para cada um de nós", disse Maria José.
Humberto de Maracanã, poeta e compositor, que deu voz e alma ao boi, criou a icônica toada “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão”, que se tornou para o povo o segundo hino do Maranhão, eternizando o sentimento de pertencimento e orgulho de ser maranhense. Em 2021, a toada foi reconhecida oficialmente como Patrimônio Imaterial do Estado.
Assista.
Saiba Mais
- Boi da Liberdade e Dança Portuguesa a Arte e a Beleza de Portugal são destaques no Atualidades
- Maranhão realiza primeiro transplante de coração
- Julho Turquesa: mês de conscientização e prevenção à síndrome do olho seco
- Esporte como estilo de vida: Corrida São Luís 2025 celebra sua 12ª edição
- Os desafios do direito na proteção de dados e privacidade
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.