SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta segunda-feira (28), os professores e biólogos Larissa Barreto e Leonardo Soares destacaram os principais fatores que contribuem para a poluição marinha.
"A gente pode relatar que um dos principais riscos que hoje estão associados ao debate da poluição marinha são os plásticos. Sem dúvida nenhuma, os resíduos oriundos de plásticos são uns dos principais agentes que vem causando muita alteração e muita poluição marinha. A gente também pode destacar um exemplo emblemático, o lançamento de efluentes domésticos, de esgoto, na nossa zona costeira, como algo de muita relevância".
Entre as principais fontes desse problema estão o descarte inadequado de lixo, o escoamento de agrotóxicos e os acidentes com navios.
“A gente tem encontrado muito plástico no estômago das tartarugas e golfinhos. É claro que as causas da morte podem ser um conjunto. O problema da poluição está em se tratar a causa e não a consequência. Você sabe que o plástico demora muito para degradar, então, por que não lançar políticas que diminua o uso do plástico? Na Europa e nos Estados Unidos já tem essa concepção”, afirmou Larissa Barreto.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.