SÃO LUÍS – O Receita Saúde passou a ser obrigatório a partir de janeiro deste ano e tem como objetivo digitalizar a emissão de recibos de despesas médicas, facilitando a declaração do Imposto de Renda dos contribuintes. Com a nova sistemática, os recibos já estarão disponíveis no aplicativo da Receita Federal, eliminando a necessidade de comprovantes em papel.
No primeiro mês de obrigatoriedade do Receita Saúde, o Maranhão registrou o menor número de recibos emitidos entre os estados do Nordeste. Foram apenas 3.423 documentos gerados, bem abaixo dos demais estados da região. O maior volume de recibos no estado foi registrado pelos psicólogos (1.278), seguidos pelos dentistas (1.202) e médicos (684). Profissionais fisioterapeutas emitiram 171 recibos, fonoaudiólogos, 70, e terapeutas ocupacionais, apenas 18. Nesta terça-feira (11), o delegado da Receita Federal em São Luís, Carlos Eduardo França, falou sobre esse assunto durante entrevista ao programa Abrindo o Verbo.
“Em janeiro de 2025, o Receita Saúde se tornou obrigatório. Esta obrigatoriedade é para os profissionais da área de saúde como médicos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas”, declarou o delegado da Receita Federal em São Luís.
Assista.
Ouça.
Saiba Mais
- Prejuízos com ações já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Receita Federal dá dicas sobre golpe da falsa cobrança sobre o Pix
- Entenda como funciona o aplicativo Receita Saúde
- Receita Federal apreende mais de uma tonelada de bexiga natatória em São Luís
- Receita Federal apreende em São Luís 185 kg de barbatanas de tubarão com destino à China
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.