ATUALIDADES

Fake news: o papel das redes sociais no combate a desinformação

Webjornalista do portal G1 Maranhão fala sobre a importância da checagem de fatos

Mirante News FM

Rafael Cardoso, webjornalista, durante o programa Atualidades.
Rafael Cardoso, webjornalista, durante o programa Atualidades. (Adson Mendes/Rádio Mirante News)

SÃO LUÍS – Diante do último anúncio do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que retira das postagens do instagram, facebook e threads a checagem de fatos, Rafael Cardoso, apresentador e webjornalista do portal G1 Maranhão, em entrevista ao programa Atualidades desta segunda-feira (13), destacou como preocupante a adoção desta medida.

“É preocupante porque a gente sabe que nas redes sociais, as pessoas publicam o que elas quiserem. E qual que é a questão aqui? As pessoas não tem de modo geral, no Brasil e no Mundo, uma educação midiática para saber filtrar e ver quais são os meios mais confiáveis e quais não são. Ou saber se uma informação que é compartilhada por uma pessoa, não uma empresa, se aquilo ela tá só compartilhando, tá dando uma opinião, ou é um fato. As pessoas não sabem diferenciar isso de modo geral. Então, o que elas veem, que mandam pra ela no WhatsApp, que ela recebe, a pessoa já absorve aquilo como verdade”, afirmou Rafael.

Assista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.