ATUALIDADES

Primeiros socorros: o que são, procedimentos e técnicas

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros falou sobre o assunto nesta quinta-feira (2) no programa Atualidades

Mirante News FM

Atualizada em 02/01/2025 às 12h52
Tenente-coronel José Lisboa, convidado da edição desta quinta-feira (2) do programa Atualidades
Tenente-coronel José Lisboa, convidado da edição desta quinta-feira (2) do programa Atualidades (Adson Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (2), o chefe da 5ª Seção do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, tenente-coronel José Lisboa, foi o entrevistado da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, ele falou sobre primeiros socorros, destacando procedimentos e técnicas destes tipos de cuidado.

“Os primeiros socorros, eles têm esse objetivo de estabilizar a vítima frente a algum problema de saúde que possa comprometer realmente a respiração, os sinais vitais dessa vítima, ou mesmo uma hemorragia, enfim, essa estabilização que é necessária. Partindo do princípio, como você falou, Marcelo, nem sempre a gente vai ter um profissional ali à disposição, em qualquer canto, pronto para agir. Então, como a gente não vai ter esse profissional, é importante que todas as pessoas saibam um pouquinho de como estabilizar aquela vítima até que o serviço de emergência aconteça. Então, a gente sempre fala que os primeiros atendimentos, as primeiras intervenções, elas podem ser cruciais para que essa vítima seja estabilizada e aí o serviço de emergência ele possa realmente garantir ali uma sobrevida, o atendimento em um caso de emergência bem mais importante”, afirmou José Lisboa.

Primeiros socorros são intervenções que devem ser realizadas de forma rápida, logo após o acidente ou mal súbito, para evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue ao local do acidente. Essas intervenções são muito importantes, pois podem evitar complicações e até mesmo a morte de uma pessoa.

É necessário que todas as pessoas tenham noções de primeiros socorros para agir de maneira correta quando presenciarem algum acidente.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.