SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (18), o fonoaudiólogo e pós-graduado em Voz, Motricidade Orofacial e Fonoaudiologia Hospitalar, Juarez Moraes Júnior, foi o entrevistado da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, ele falou sobre os motivos para cuidar da saúde da voz.
“Se a gente parar para pensar em processos de socialização, nosso primeiro aspecto comunicativo é a utilização vocal. Quando a gente se comunica com o ser humano, a gente mostra possibilidade de interação social significativa com o outro e a gente reconhece os nossos padrões comunicativos também no outro. Então, sempre que a gente optar por uma comunicação inicial, a gente vai utilizar a voz, que é praticamente unanimidade dentro dessa caracterização de comunicação social”, afirmou Juarez Moraes Júnior.
Na maioria das vezes, só nos preocupamos em pensar nos cuidados com a voz quando ela já está apresentando falhas. Mas ela deveria receber atenção diária. Ao contrário do que muita gente pensa, cuidar da voz não é um dever apenas dos cantores ou das demais pessoas que a usam em sua profissão.
Isso porque, ao longo do tempo, é comum que esse recurso tão valioso para a nossa comunicação vá perdendo a sua qualidade. Mas quais seriam os cuidados adequados? Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2020 e 2022, o Brasil registrou mais de 7,5 mil casos de câncer de laringe. Reconhecer os sintomas dessa e de outras doenças relacionadas à voz é imprescindível para buscar ajuda médica e obter um diagnóstico precoce, aumentando as chances de realizar um tratamento bem-sucedido.
Assista a entrevista:
Ouça a entrevista:
Saiba Mais
- Produções acadêmicas disputam categorias no Baixada Film Festival
- 2ª Edição do Prêmio SOLuíses do Ecossistema de Inovação será realizada em São Luís
- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: como funcionam?
- Gravidez na adolescência: quais são os impactos?
- 1° Simpósio de Plantas Medicinais: saúde e inovação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.