SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (17), os estudantes do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, Victor Cravin e Eduardo Matos foram os entrevistados da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, eles falaram sobre as suas produções acadêmicas que estão disputando a categoria de Melhor Média-Metragem no Baixada Film Festival.
“Quando a gente recebe esse trabalho [de criar um produto audiovisual] e a gente quer alçar novos voos, a gente não pensa que é um trabalho acadêmico. "Eu vou apresentar aqui uma cadeira, tchau, bênção, pegar minha nota, beijo me liga', não é assim que a banda toca. Quando a gente trabalha em uma equipe muito grande, vai ter gente que vai montar em cima da gente, vai montar em cima dos outros e vai ter uma visão muito pequena sobre o produto”, afirmou Eduardo Matos.
“Estar dentro deste festival foi um orgulho imenso para gente, e não é o “É Só Contar”, no meu caso, a gente [eu e minha equipe] está concorrendo com outra obra, que é “O Peso da Gota”, a gente ficou duplamente feliz de estar concorrendo tanto na categoria de curta-metragem, que é “O Peso da Gota”, e “É Só Contar” de média-metragem, trazendo ali a nossa visão de cinema maranhense”, disse Victor Cravin.
No período de 19 a 21 de dezembro de 2024, será realizado o Baixada Film Festival, o primeiro festival internacional de cinema da Baixada Maranhense. O evento é uma celebração da arte cinematográfica e um impulso cultural para o município de Pinheiro.
Com o objetivo de promover a diversidade cinematográfica, o festival destaca produções locais e nacionais. Além das projeções, oferecerá palestras, workshops e oficinas para capacitar jovens cineastas e envolver a comunidade. A iniciativa é liderada por Leandro Guterres em parceria com a Associação dos Produtores e Cineastas de Pinheiro (APROCINPI).
Dentre as categorias de premiação do evento, duas produções acadêmicas do Campus São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) disputam as categorias de melhor Média-Metragem. São Elas: É Só Contar e A Voz Que Me Conduz.
É Só Contar mostra a história de dois adolescentes do Ensino Médio, César e Alberto, que estão em um namoro recente, mas enfrentam o desafio de vivenciar abertamente essa experiência amorosa. Enquanto Alberto lida muito bem com sua sexualidade e busca assumir quem é e o que deseja, César sente-se tomado por dúvidas e inseguranças. Mas a proximidade do aniversário de 18 anos faz com que César faça a si mesmo muitos questionamentos sobre como assumir a direção da própria vida. O média-metragem é dirigido por Werbeth Pereira, Joelma Baldez, Victor Cravin, Cledilson Rocha e Hemylly Mendes, com roteiro de Werbeth Pereira.
Já A Voz Que Me Conduz conta a história de Santiago, um jovem cego e depressivo, que se encontra preso em um lar hostil, reprimido pelo fanatismo religioso de sua tia Marta. Com a chegada de Moisés, um rapaz gentil, toda a tristeza que tem Santiago parece virar esperança. Ele só não contava que Moisés é mudo, criando uma barreira comunicacional entre ambos. Assim, juntos, Santiago e Moisés descobrem como se comunicar, em meio ao temor de que Marta descubra essa amizade proibida. O média-metragem é escrito e dirigido por Eduardo Matos.
Assista a entrevista:
Ouça a entrevista:
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.