ATUALIDADES

Dia da Consciência Negra: luta contra o racismo

Coordenadora nacional de políticas públicas das Mulheres de Axé do Brasil falou sobre o assunto nesta quinta-feira (21) no programa Atualidades

Mirante News FM

Atualizada em 21/11/2024 às 12h17
Ana Rosa Silva, convidada da edição desta quinta-feira (21) do Atualidades
Ana Rosa Silva, convidada da edição desta quinta-feira (21) do Atualidades (Adson Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (21), Ana Rosa Silva, coordenadora nacional de políticas públicas das Mulheres de Axé do Brasil, foi a entrevistada da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, ela falou sobre a importância do Dia da Consciência Negra para fortificar a luta contra o racismo.

“O Dia da Consciência Negra não é um dia festivo. Para quem faz ativismo dentro do movimento negro, não é um dia de muitas festas, porque é um dia para que as pessoas entendam qual é o valor de toda uma tradição dos povos de matrizes africanas que vieram escravizados para o Brasil”, destacou Ana Rosa Silva.

O Dia da Consciência Negra, que foi oficializado como feriado nacional em 21 de dezembro de 2023, ocorreu na última quarta-feira, dia 20 de novembro, data importantíssima registrada na Constituição de um país que, não só escravizou africanos por séculos, mas fez de tudo para reescravizá-los. A data relembra a luta dos que deram suas vidas pela liberdade e por direitos.

Infelizmente, o Brasil ainda é um país no qual a branquitude alimenta a ideia de democracia racial, apesar dos esforços de muitos ativistas e intelectuais negros para dar fim a esta falácia. Apesar dos dados que comprovam os reais impactos da desigualdade social, diretamente ligada à desigualdade racial.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.