SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta segunda-feira (4), o professor de física, Cícero Vieira, e o professor de química, Daniel Oliveira, destacaram os assuntos mais recorrentes na prova de ciências da natureza e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"O aluno tem que saber eletroquímica, porque a eletroquímica se divide em duas frentes, pilha e eletrólise. E o que o Enem faz? Esse ano bota uma de pilha, no outro uma de eletrólise. Teve ano que o Enem colocou as duas. Então todo ano tem eletroquímica nas provas. Como que o aluno vai para uma prova de química sem saber estequiometria? Aí entra aquela regra de três, que é basicamente o que tu vai precisar saber para responder as questões de estequiometria", disse Daniel Oliveira.
"A questão do Enem é diferenciada, ela vem com contextualização. Dentro da física, percebemos que existem alguns assuntos como fenômenos ondulatórios. Por exemplo, você está com o fone de ouvido e de repente você percebe que parece que o som externo despareceu. É um fenômeno ondulatório, interferência. Se você pegar 10 provas do Enem, talvez nas 10 você encontre algo ligado a um fenômeno ondulatório. E interferência é um campeão. Outro fenômeno, indução eletromagnética é um assunto que caiu em 10 provas do Enem e consecutivas praticamente", disse Cícero Vieira.
O segundo dia de provas do Enem 2024 será no próximo domingo, dia 10 de novembro. Nesse dia, os participantes fazem as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.