SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta quarta-feira (30), o neurointervencionista Luciano Lobão falou sobre a importância da prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e destacou os principais sintomas e tratamentos para essa doença.
“Ontem [no Dia Mundial do AVC], na verdade, foi um dia de lembrar que o AVC, embora a gente esteja vivendo muitas campanhas de saúde, como o outubro rosa e novembro azul agora, mas o AVC ele mata mais mulheres do que o câncer de mama, e o AVC mata mais homens do que o câncer de próstata. Então, assim, a importância da gente levar isso à população e também estimular o reconhecimento precoce do AVC, porque hoje, diferentemente de tempos atrás, hoje nós temos tratamento. Então, se você consegue identificar rapidamente sintomas do AVC, você consegue, com uma rápida chegada no hospital, reverter, na maioria das vezes, os déficits e as sequelas que o AVC deixa” afirmou Luciano Lobão.
No último dia 29 de outubro, foi celebrado o Dia Mundial do AVC, data que reforça a conscientização desse grave problema de saúde. Segundo dados do programa AVC – Cada Segundo Importa, até 20 de outubro de 2024, foram 481 atendimentos, dos quais 250 apresentaram suspeita de AVC confirmada, 143 foram confirmados como AVC Isquêmicos e 63 completaram o protocolo com trombolítico.
ASSISTA A ENTREVISTA:
OUÇA A ENTREVISTA:
Saiba Mais
- Feira InVestir Maranhão 2024: moda e negócios
- Educação física: qualificação profissional e cuidados com a saúde
- Atualidades destaca a importância do diagnostico precoce do câncer de próstata
- Escala 6x1: Entenda a polêmica e os direitos do trabalhador
- Atualidades destaca prevenção e conscientização do diabetes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.