SÃO LUÍS – Durante entrevista ao programa Atualidades desta sexta-feira (18), o psiquiatra Ruy Palhano e os psicólogos Jediael Abreu e Nancy Ohara, explicaram o que é dependência química e quais são os tratamentos para as pessoas que fazem o uso abusivo de substâncias psicoativas.
“Existe uma ‘pilha’ enorme de substâncias que podem gerar dependência química, em geral, são designadas como psicoativas ou substâncias psicotrópicas que tem uma ação, uma direção, um sentido para o cérebro da gente”, afirmou Ruy Palahano.
“Nós subestimamos o que uma substância causa de alteração bioquímica no nosso cérebro. Quando chega no abuso, em geral ela (pessoa) acha que não está disfuncional, mas as pessoas ao redor já estão vendo”, disse Nancy Ohara.
“O tempo todo estamos buscando uma melhora de rendimento, ser hiperprodutivos para assim sejamos 'super' nessa sociedade que nós estamos vivenciando. É muito importante relações saudáveis e de qualidade. Porque o que acontece é que, quando se procura ajuda, o nível de comprometimento já é muito elevado”, destacou Jediael Abreu.
Apesar de em nossa sociedade o termo ser mais comumente relacionado a drogas como a cocaína, o crack e a maconha, a dependência química também está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e medicamentos, inclusive os calmantes.
Assista.
Saiba Mais
- Duo Groove E Khristal e Beto Ehong se apresentam no 1º Carcará Festival Sesc de Música
- 1º Carcará Festival Sesc de Música é destaque no Atualidades
- Sinais de autismo: quais são e como identificá-los
- Black Friday: Como se preparar para aproveitar as oportunidades?
- Enem: o que estudar para o segundo dia de prova?
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.