ATUALIDADES

Atualidades discute a importância de doação de órgãos

Especialistas falaram sobre o assunto nesta quarta-feira (18) no programa Atualidades

Mirante News FM

Atualizada em 18/09/2024 às 12h16
Especialistas falaram sobre o assunto nesta quarta-feira (18) no programa Atualidades
Especialistas falaram sobre o assunto nesta quarta-feira (18) no programa Atualidades (Rádio Mirante News)

SÃO LUÍS – Nesta quarta-feira (18), o cirurgião do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Romerito Neiva, e a médica, que passou por um procedimento de transplante de rim, após 10 anos na fila de espera, Nayara Alencar, foram as entrevistadas da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, elas falaram sobre a importância da doação de órgãos.

A doação de órgãos é um ato por meio do qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida (doadores) para serem usados no tratamento de outras pessoas (receptores), com o propósito de restabelecer as funções de um órgão ou tecido doente. A doação muito importante, pois pode salvar vidas.

O indivíduo que esteja precisando do órgão ou tecido receberá através da realização de um processo denominado transplante. O transplante é um procedimento cirúrgico em que um órgão ou tecido presente na pessoa doente (receptor) é substituído por um órgão ou tecido sadio proveniente de um doador.

De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com isso, várias pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador. Geralmente, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto.

“Eu queria que vocês (ouvintes) conversassem com as famílias de vocês, informar a vontade de ser doador. É muito importante, vai ajudar o nosso trabalho e a vida de muitas pessoas”, destacou Romerito Neiva.

“Sejam doadores de órgãos. É um ato de amor, avisem as famílias, é tudo que precisa. Se coloquem à disposição da doação de órgãos porque você pode salvar muitas vidas, vidas como a minha”, disse Nayara Alencar.


Assista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.