SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (17), a presidente da Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA), Joyce Millene, e a médica veterinária Mary Karinne foram as entrevistadas da Rádio Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, elas falaram sobre adoção e resgate de animais.
O abandono de animais é uma questão social séria e tem impactos negativos não somente na saúde e bem-estar dos próprios animais, como também nas comunidades em que vivem. Por esse motivo, a conscientização sobre o tema é vital para enfrentar o problema.
Algumas atitudes simples ajudam a reduzir o número de abandonos e a garantir uma melhor qualidade de vida para esses animais. A principal delas é a adoção consciente e responsável.
O abandono de animais é um problema persistente não só aqui, mas em várias partes do mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de animais, entre gatos e cachorros, foram abandonados nas ruas do Brasil, em 2022.
“A gente faz um acompanhamento (após a adoção) pelo Whatsapp, troca telefone, tem aquele momento inicial de explicar. A pessoa que deu o lar temporário sabe como é o temperamento daquele animal, a personalidade dele, a gente já explica como é", destacou Joyce Millene.
“Quando a gente fala de lar temporário, não necessariamente a pessoa vai ficar com o cachorro em casa, mas ela mantém o animal em casa até que o animal possa ir para um lar definitivo. A gente se depara com pedido de ajuda todo tempo, e as ONGs estão o tempo todo lotadas e as vezes a gente quer ajudar mas não tem mais onde colocar o outro anima”, frisou Mary Karinne.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.