ATUALIDADES

Como aumentar a segurança no trânsito na Grande São Luís?

Zuleide Feitosa falou sobre o assunto nesta segunda-feira (9) no programa Atualidades

Mirante News FM

Atualizada em 09/09/2024 às 13h07
Zuleide Feitosa, convidada da edição desta segunda-feira (9) do programa Atualidades
Zuleide Feitosa, convidada da edição desta segunda-feira (9) do programa Atualidades (Armando Mendes/Mirante News FM)

MARANHÃO - Nesta segunda-feira (9), a doutora em Transportes e pós-doutora em Planejamento Urbano Zuleide Feitosa foi a entrevistada da Rádio Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, ela falou sobre como aumentar a segurança no trânsito na Grande São Luís.

Na última semana, três pessoas morreram em acidentes de trânsito na Grande Ilha.

Uma mulher, identificada como Norma Cilene Castro Cardoso, de 53 anos, morreu após ser atropelada por um motociclista na noite da última segunda-feira (2) na Avenida São Luís Rei de França, no bairro Turu, na capital.  

Segundo informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), a vítima atravessava a avenida quando foi atingida por uma motocicleta. O motociclista perdeu o controle após bater na pedestre e acabou derrapando. A moto foi parar aproximadamente 40 metros depois do ponto do acidente.

O motociclista teve ferimentos e foi levado ao Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II). Ele deve ser interrogado sobre o caso no decorrer das investigações.

Na noite da última quarta-feira (4), uma mulher, identificada como Bruna Rebeca Silva Barros, morreu em um trágico acidente de trânsito na Avenida dos Africanos, em São Luís.

O acidente aconteceu por volta de 20h30, e resultou na amputação de uma das pernas da vítima, além de ferimentos fatais. Nas imagens feitas por populares após o acidente, Bruna Rebeca Silva ainda estava viva e aguardava socorro.

Testemunhas relataram que a vítima perdeu o controle da moto em uma curva e colidiu com uma árvore no canteiro central.

Além disso, um homem, identificado como Elyude Bruce Oliveira, morreu na noite da última quinta-feira (5), em um acidente de trânsito na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Cohab, em São Luís.

Segundo as investigações, o homem estava trafegando pela avenida em uma motocicleta, quando foi atingido por um caminhão. A vítima do acidente não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Equipes da Polícia Militar do Maranhão e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estiveram no local do acidente. O Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado.

“O trânsito é resultado da infraestrutura urbana, ou seja, das vias que são construídas, das quadras, da definição de todo o layout, de todo o desenho da cidade. Juntando-se a isso, nós temos construindo normas para que os veículos e as pessoas possam transitar com segurança viária. Nosso problema consiste muito em, por vezes, não obedecer às regras do trânsito, o veículo que não está em boas condições de transitar, outras questões que estão associadas são os elementos do tempo, os buracos, por exemplo, são elementos da via, os elementos físicos que promovem tantas vezes que as pessoas cheguem em zona de risco, que em outras vezes, o indivíduo, não lembra que a velocidade mata. Então, o que acontece, nós juntamos aí, as condições do ambiente, a condição do veículo, a condição do transeunte, que está caminhando na via, o condutor, seja ele de qualquer veículo automotor ou não automotor, e essa displicência de não atentar aos elementos da via, os riscos que estão embutidos, inclusive no aumento da velocidade permitida, uma vez que uma via é planejada para suportar o limite de velocidade, quando você ultrapassa esse limite, você está buscando chegar tão rápido no céu e não no seu destino”, destacou Zuleide Feitosa.

Assista à entrevista na íntegra.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.