ATUALIDADES

Como ter segurança na internet?

Especialistas falaram sobre o assunto na edição desta quinta-feira (22) do programa Atualidades

Mirante News FM

Atualizada em 22/08/2024 às 12h35
Guilherme Campelo e Calebe Ramos, convidados da edição desta quinta-feira (22) do programa Atualidades
Guilherme Campelo e Calebe Ramos, convidados da edição desta quinta-feira (22) do programa Atualidades (Armando Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (22), o chefe do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) Guilherme Campelo e o advogado especialista em Direito Público Calebe Ramos foram os entrevistados da Rádio Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, eles falaram sobre os crimes cibernéticos, abordando a segurança e os cuidados que os usuários devem tomar ao entrar na Internet.

O crime cibernético consiste em uma atividade criminosa que tem como alvo ou usa um computador, uma rede de computadores ou um dispositivo conectado à rede. Não todos, mas a maioria dos crimes cibernéticos é praticado por cibercriminosos ou hackers que querem ganhar dinheiro.

Os cibercriminosos usam software e ferramentas para pular verificações de segurança e infectar ou assumir o controle dos dispositivos das vítimas. Esses tipos de ataques afetam a troca de informações entre os usuários e o serviço web, para monitorar e roubar dados pessoais, bancários, senhas, entre outros.

“Bem, tem a legislação criminal, que ela tem os legisladores, que cada vez mais têm inovado no sentido de endurecer as penas para quem pratica esses crimes através do ambiente virtual, uma vez que a lesividade da prática dessas condutas é muito maior”, destacou Guilherme Campelo.

“A gente tem a Lei do Marco Civil da Internet que protege e também estabelece direitos e deveres para todo cidadão com relação a essa situação do meio da internet. Então, a responsabilidade civil ela sempre vai existir toda vez que comprovado o dano”, frisou Calebe Ramos.

Assista à entrevista na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.