SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (14), o mestre profissional em Energia e Ambiente Rubem Brito e o engenheiro eletricista e proprietário da Empresa VLS Engenharia Franklin da Silva foram os entrevistados da Rádio Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, eles falaram sobre a energia solar, comentando sobre os seus benefícios econômicos e sustentáveis.
A energia solar consiste na energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol. Essa fonte de energia pode ser usada de maneira fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais favoráveis para aquisição energética.
Sua captação pode ser realizada através de várias tecnologias, como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares. Basicamente, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia. Nos painéis fotovoltaicos e nas usinas heliotérmicas, a luz solar é convertida em energia elétrica e térmica. Já no aquecimento solar, a luz solar é convertida em energia térmica.
“Nós temos que abordar essa questão da energia em vários aspectos. Aspectos dos consumidores, do desenvolvimento econômico e o aspecto ambiental. Primeiro, no Brasil nós temos uma legislação, nós temos compromisso internacionais para diminuir a emissão de gazes de efeito estufa e nós temos compromisso de estimular e incentivar o uso de energias renováveis nas suas várias fontes, na fonte eólica, solar, biomassas, enfim, e nós já temos no Brasil uma matriz de energias renováveis, que basicamente 60% da nossa energia é proveniente da hidráulica e as outras fontes, eólicas, biomassas, renováveis é de 30%”, afirmou Rubem Brito.
“O crescimento da energia solar aqui (no Maranhão) foi muito bom e continua sendo, mas eu vejo um futuro muito promissor para o estado, porque tem também aquela questão de financiamento, hoje, praticamente, todos os bancos financiam 100%. Então, com isso, aumenta muito a demanda também, é um investimento um pouco alto no início, mas que não tem, tem o banco para fazer financiamento e a pessoa adequa as parcelas praticamente igual ao que ele paga de energia hoje. Então, compensa uma coisa pela outra, em vez dele pagar a energia, ele paga o parcelamento, sendo que a energia é dele agora, sistema próprio dele”, destacou Franklin da Silva.
Assista à entrevista na íntegra.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.