Notícia

Lula e Biden conversam sobre eleições na Venezuela

O Presidente Estadunidense quer ouvir a posição do Governo Brasileiro sobre a situação

Glaydson Botelho / Jotn

Mirante FM
Mirante FM (Foto: Jim WATSON / AFP)

O Presidente Lula deve conversar hoje, por telefone, com o Presidente americano, Joe Biden, sobre o impasse eleitoral na Venezuela.

A solicitação foi feita pela casa branca. Biden quer ouvir de Lula a posição do governo brasileiro sobre a situação.

Um dia depois da votação, o conselho nacional eleitoral da Venezuela proclamou a vitória de Nicolás Maduro. Mas a líder da oposição, Maria Corina Machado, alega que a eleição foi fraudada e que tem provas da vitória de Edmundo Gonzalez.

A segunda-feira foi marcada por manifestações nas ruas de Caracas e em pelo menos 12 estados na Venezuela após a confirmação de que Maduro foi reeleito para mais seis anos de mandato.

No estado de Fálcon, no extremo norte do país, manifestantes derrubaram uma estátua do ex-presidente Hugo Chavez, antecessor e padrinho político de Nicolás aduro.

O governo de Nicolás Maduro expulsou embaixadores e diplomatas de sete países que contestaram o resultado da eleição.

Segundo o Governo venezuelano, os representantes da Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai atentaram contra a soberania nacional. O Panamá cortou relações diplomáticas com a Venezuela e suspendeu os voos entre os dois países.

Por enquanto, o Governo Brasileiro não reconhece e nem contesta a reeleição de Maduro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.