Babado Forte

Cláudia Assef realiza palestra no CCVM nesta terça-feira

Autora do livro Todo DJ já sambou, a DJ e jornalista integra o Ciclo Babado Forte, de Erika Palomino

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 05/09/2023 às 08h26
Cláudia Assef no Plugado, na Mirante FM
Cláudia Assef no Plugado, na Mirante FM (Divulgação)

Lançado em 1999, o livro Babado Forte, de Erika Palomino, dedicou-se a contar os movimentos da juventude dos anos 1990 de Rio-São Paulo, sob os eixos de moda, música e comportamento, em mais de cem entrevistas – incluindo ícones internacionais como Madonna, RuPaul e Kate Moss.

Com 10 mil cópias vendidas, Babado Forte é um livro-reportagem, cujo conteúdo jornalístico e de registro de uma década (1989-1999) se manteve intacto e virou referência, tendo conquistado um público de pessoas interessadas em conhecer o epicentro de fenômenos definidores nos anos que se seguiram.

Ciclo Babado Forte

Às vésperas de completar 25 anos do lançamento do livro, a autora reuniu, em parceria com o CCVM, um time de pesquisa composto por profissionais de diferentes formações e territórios para pensar a partir do livro Babado Forte, ampliando o espectro da publicação até os dias de hoje e para além do eixo sudestino, incluindo capitais como São Luís, Belém, Recife, Fortaleza, Salvador e do sul do país.

A partir da música, do comportamento e da moda dos anos 1990, o Ciclo BABADO FORTE levará ao público do CCVM novidades e transformações na juventude brasileira e em suas produções, desde os anos 2000 até o agora, compartilhando investigações sobre como o revivalismo da década de 90 reverbera na música, na noite e na moda de hoje.

E na primeira palestra do Ciclo Babado Forte o assunto é música!

Todo DJ Sambou

Acontece nesta terça-feira, 5, às 19h30, no Centro Cultural da Vale Maranhão (avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande), com entrada gratuita, troca de ideia com a jornalista, pesquisadora musical, curadora e DJ CLÁUDIA ASSEF, que participou da edição desta segunda-feira (4/9), do PLUGADO, na MIRANTE FM, em TROCA DE IDEIA, com o jornalista PEDRO SOBRINHO.  Nesta conversa no CCVM, ela remonta os últimos 70 anos de noite dançante no Brasil.  

Autora do livro Todo DJ já sambou: a história do disc-jóquei no Brasil, Claudia Assef é jornalista e passou pela redação de jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de S Paulo. Esteve à frente da Galeria Olido, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Fundou o portal Music Non Stop, e é cofundadora do WME, maior evento de mulheres na música do Brasil. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.