Troca de Ideia

Saiba o que vai rolar no Food & Jazz São Luís

A programação do festival, que envolve música e gastronomia, ocorre neste sábado e domingo, na Praça Maria Aragão.

Pedro Sobrinho/ Jornalista

- Atualizada em 14/07/2023 às 07h46
Wesley Sousa, Black Fofo e Gabriela Marques. Foto: Diivulgação
Wesley Sousa, Black Fofo e Gabriela Marques. Foto: Diivulgação (Divulgação)

A programação musical do FOOD & JAZZ SÃO LUÍS será neste sábado (15) e domingo (16), na praça Maria Aragão, com oficinas do cozinha show, apresentações musicais e feira de artesanato e comercialização dos pratos, drinks, cafés e sobremesas criados especialmente para o Festival. E quem deu detalhes sobre o que vai rolar musicalmente no evento foi o baterista BLACK FOFO, também curador musical do festival, acompanhado do maestro WESLEY SOUSA e da cantora GABRIELA MARQUES, que integram no line-up.

Para BLACK FOFO nada mais prazeroso ouvir jazz acompanhado de gastronomia, um bom vinho e uma praça cheia de imponência e história a começar pelo nome da praça. E na condição de curador musical estava se sentindo privilegiado, em participar da primeira edição e da montagem da programação musical do festival, que incluirá atrações locais e de fora.

Tributo à Tânia Maria

TÂNIA MARIA será a grande homenageada do festival. Ela é maranhense com grande destaque no jazz mundial, após anos residindo na França, hoje mora em São Paulo com a família. Formado por grandes músicos do Maranhão, o septeto comandado por WESLEY SOUSA é formado por GABRIELA MARQUES, RONALD NASCIMENTO, RAFAEL BRUNO, HUGO CARAFUNIN, DANIEL MIRANDA E DANILO SANTOS. Numa mescla de linguagens musicais que passeiam pelo samba jazz e pelos gêneros tipicamente maranhenses, o grupo homenageará a histórica Tânia Maria com canções de seu repertório e canções brasileiras interpretadas segundo a estética musical que TÂNIA MARIA desenvolveu para o piano e arranjos de grupo.

- Conheci a Tânia Maria através de um DVD de Ed Mota, era um menino tocando na igreja. Fiquei impactado ao ouvir ela tocando piano como se fosse um tamborim. A abordagem dela com o piano é incomum. Daquele momento em diante Tânia Maria se torna uma referência para mim. Nesse show tributo vou reunir coisas da Tânia com outros compositores maranhenses, mas deixando bem claro que vai prevalecer a essência musical da Tânia - assegura WESLEY SOUSA.

- Ainda não consegui dimensionar este momento. É uma responsabilidade, um prazer indescritível. Nunca imaginei participar de show e cantar Tãnia Maria. Eu conheci Tânia Maria através de um vinil dos meus pais, também não sabia que ela maranhense, até depois de mais velha. Quando descobri fiquei em choque e questionando. Como é possível alguém com a importância de Tânia Maria não ser devidamente reconhecida como nossa. É uma elagria muito saber que ela é nossa. Pra mim é um bãlsamo porque ela faz o que é nosso, não é gringo é uma fotografia do que é odo Brasil, que é o Maranhão - elogia GABRIELA MARQUES.

De Saint Louis à São Luís

Com a temática Saint Louis à São Luís, o proposito do Food & Jazz é traçar o elo de ligação gastronômico e musical entre essas duas cidades; a americana e a maranhense. Ambas apresentam uma das rotas mais importantes do jazz e uma culinária rica, diversa e saborosa. Tanto a música quanto a comida com grande influência africana, indígena e europeia. Nos estabelecimentos participantes, os clientes além de degustarem pratos inéditos terão à disposição uma trilha musical do Food & Jazz selecionada especialmente para o evento.

O Food & Jazz São Luís é patrocinado por Coca-Cola através da Lei Estadual de Incentivo à cultura promovida pela Secretaria de Cultura do Governo do Maranhão- SECMA, com apoio da Prefeitura de São Luís, do SENAC MA, Lopes Máquinas, Inspirar Comunicação e realização do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas - IESTI e Juçara Figueiredo Produções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.