Troca de Ideia

Pesquisador carioca Rodrigo Fauor lança livros em São Luís

História da Música Popular Brasileira: Sem Preconceitos, Volumes 1 e 2, será lançado nesta sexta-feira (30/6), na Livraria Amei, no SLZ Shopping.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 03/07/2023 às 08h37

Quem passou para uma TROCA DE IDEIA, na terça-feira (27/6), no PLUGADO, na MIRANTE FM, foi o carioca RODRIGO FAUOR, jornalista, produtor cultural, crítico musical. Acompanhado do cantor maranhense FERNANDO DE CARVALHO, FAOUR falou sobre o lançamento dos livros "HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: SEM PRECONCEITOS", que ocorre nesta sexta-feira (30/76), a partir das 19h, na  Livraria AMEI, no São Luís Shopping (Jaracaty), na capital maranhense, com produção de FERNANDO DE CARVALHO.

Eu, Fernando de Carvalho e Rodrigo Fauor na Mirante FM. Foto: Divulgação
Eu, Fernando de Carvalho e Rodrigo Fauor na Mirante FM. Foto: Divulgação

Na ocasião haverá um talk show da jornalista CECILIA LEITE com o autor, Rodrigo Faour, e um pequeno pocket-show com a presença dos cantores Fernando de Carvalho, Guilherme Jr. e outros convidados surpresa.

- No segundo volume há, por exemplo, um grande espaço dedicado aos diversos estilos da música maranhense. São explicados todos os sotaques da tradição do bumba meu boi, os principais grupos de Tambor de Crioula e do Cauriá e os blocos carnavalescos, bem como os artistas locais de MPB, reggae, rap e brega (seresta). Só que a minha vinda pela primera vez a São Luís será uma oportunidade de conhecer o cenário da música produzida no Maranhão com essas canjas de alguns artistas locais que não fazem parte do "mainstream", do que impõe a indústria da música, das plataformas de música, impõe para um mercado cujo o maior público consumidor é o jovem. Enfim, tudo que sei da produção musical maranhense está relacionada à obra da cantora Alcione - explica.

Autor de “História sexual da MPB – a evolução do amor e do sexo na canção brasileira” e das biografias de Angela Maria, Dolores Duran, Cauby Peixoto e Claudette Soares, RODRIGO FAHOUR apresenta uma obra de referência para quem quer entender a cultura musical brasileira.

- O meu enfoque é inédito, pois pela primeira vez todas as tribos da música brasileira são agraciadas sem distinção – do brega ao chique, do experimental ao comercial – e sem uma centralidade excessiva no eixo Rio-São Paulo. Há uma explicação sobre as transformações bruscas no jeito de se fazer e consumir música nas últimas duas décadas com a criação dos meios digitais - informa.

São explicados todos os sotaques da tradição do bumba-meu-boi, os principais grupos de Tambor de Crioula e do Cauriá e os blocos carnavalescos, bem como os artistas locais de MPB, reggae, rap e brega (seresta). Sem preconceitos estéticos, esta obra mostra todo tipo de artista e estilo musical, destaca suas canções ou atos mais relevantes, deixando o leitor livre para que ele próprio possa tirar suas conclusões em relação à qualidade ou importância deles e às intensas transformações pelas quais nosso mercado musical e, mais que isso, nossa música popular passou nas últimas décadas. Há inclusive um epílogo em forma de ensaio crítico enfocando essa mudança tão radical no processo de gravação, produção e divulgação da música na última década e meia.

Dois volumes

No primeiro volume de História da música popular brasileira sem preconceitos, Rodrigo Faour alertava que não existe apenas uma música popular brasileira, e sim várias, todas do seu próprio jeito. O livro anterior abordava a história da música desde de 1500 até os anos 1970 e tratava de ritmos como choro, samba, marchinha, valsa, frevo, carimbó, samba-rock, pagode, forró, sertanejo, brega etc.

O segundo volume compreende pouco mais de quarenta anos: do final transgressor dos explosivos anos 1970, com o aparecimento de inúmeras cantoras e compositoras simultaneamente, como nunca antes visto, até precisamente 2022, em uma cena dividida entre a massificação da produção em série de uma indústria muito poderosa do segmento “sertanejo”, o “funk” e suas variações, e ainda as diversas faces do mercado independente.

- Em História da Música Popular Brasileira: Sem Preconceitos vol. 2, o leitor terá acesso não apenas aos estilos que a maioria dos estudiosos do assunto e da mídia culta costumam valorizar, como a chamada “MPB”, o samba e o rock nacional, mas também aos diversos gêneros (e subgêneros) que outrora eram considerados de menor valor, em especial os alinhados a interesses mais comerciais, como boa parte da música de linhagem mais popular — rotulada de “cafona”, depois “brega” - enfatiza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.