Troca de Ideia

O Arquiteto dos Sonhos em cartaz no MP-MA

Dirigido por Francisco Colombo, o filme retrata a trajetória, o legado do arquiteto Luis Phelipe Andrès e o que ele representa para São Luís.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 28/06/2023 às 08h15

Nesta terça-feira (27/6), o filme O ARQUITETO DOS SONHOS, dirigido pelo cineasta FRANCISCO COLOMBO, será exibido às 16h, no CENTRO CULTURAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO. Em seguida haverá o concerto de paiano  do russo EVGENY ITSKOVICH. A programação faz parte da 'MOSTRA HOMENAGEM LUÍS PHELIPE ANDRÉS - EXPOSIÇÃO COLETIVA, aberta no último dia 21 deste mês.

Ao participar do quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, FRANCISCO COLOMBO disse que a exposição reúne obras de 13 artistas e envolve pinturas, fotografias, esculturas e cinema.

A exposição, que tem entrada gratuita, fica em cartaz até 14 de agosto e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Centro Cultural do MPMA (Rua Oswaldo Cruz, 1396 - Centro).

Participam da exposição coletiva Célia Leite, Clecio Müller, Dulce Serra, Edgar Rocha, Edson Fogaça, Euclides Moreira Neto, Evgeny Itskovich, Fozzie (José Miranda Jr.), Francisco Colombo, Murilo Santos, Ricardo Melo, Sidney Colins e Vitória Rodrigues. Também estão expostas telas pintadas pelo próprio Phelipe Andrés.

Na abertura do evento, foi realizada uma feirinha com os produtos da Associação Comunitária Amigos do Estaleiro Escola e uma apresentação musical de Célia Leite, que também tem telas expostas.

O arquiteto de sonhos, seguida de concerto de piano de Evgeny Itskovich. No Centro Cultural do Ministério Público, às 16h. Gratuito. Fotografia: Fozzie.
O arquiteto de sonhos, seguida de concerto de piano de Evgeny Itskovich. No Centro Cultural do Ministério Público, às 16h. Gratuito. Fotografia: Fozzie.

Phelipe Andrés: vive

O curador da exposição, Francisco Colombo, lembrou a importância de Phelipe Andrés para o Centro Histórico de São Luís, sendo um dos responsáveis pelo Projeto Reviver, concluído em 1989 e que levou ao reconhecimento de São Luís como Patrimônio da Humanidade, título concedido pela Unesco em 1997.

- O projeto tem uma marca fortíssima do Luís Phelipe, o que faz, inclusive, com que muitas pessoas confundam a Praia Grande e pensem que aquele lugar é o projeto Reviver - ressalta.

Arquiteto dos Sonhos

COLOMBO também falou do filme "O ARQUITETO DOS SONHOS, que fez parte da programação da 46ª edição do FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA, promovido pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), em parceria com o DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS CULTURAIS (DAC-UFMA), que aconteceu de 9 a 16 de junho, na capital maranhense. Apresentado em sessão no dia 25 de junho, no TEATRO JOÃO DO VALE, na PRAIA GRANDE, o filme retrata a  trajetória, o legado de ANDRÈS e o que ele representa para São Luís.  

Perda

LUÍS PHELIPE ANDRÈS morreu, aos 72 anos, no dia 4 de dezembro de 2021.  Ele era gestor do Estaleiro Escola, que pertence ao Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Luiz Phelipe era natural de Minas Gerais, mas vivia no Maranhão desde 1977. Em 2013, virou membro da cadeira número 23 da Casa Antônio Lobo, da Academia Maranhense de Letras (AML).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.