Troca de Ideia

Festança vai homenagear os Mestres do Bumba Meu Boi

O evento ocorre neste fim de semana, no Ceprama, em São Luís. Uma das novidades do evento é o show Mestres da Ilha

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 29/05/2023 às 23h41

O já tradicional evento "Festança Junina no Ceprama”, concebido e realizado desde  2004 converteu-se popularmente como o Guarnicê na abertura dos festejos juninos em São Luis e em todo o Maranhão. A festa leva uma multidão de pessoas  a cada ano que é realizada,com a presença de uma legião de pessoas locais, de outros estados e países que elegeram a festança como um programa inevitável do São João do Maranhão.

Mário Jorge,produtor cultural e idealizador da Festança no Ceprama,no Plugado, na Mirante FM. Foto; Divulgação
Mário Jorge,produtor cultural e idealizador da Festança no Ceprama,no Plugado, na Mirante FM. Foto; Divulgação

Em entrevista ao PLUGADO, na MIRANTE FM, na noite dessa quarta-feira (24/5), MÁRIO JORGE, produtor cultural e idealizador do FESTANÇA, falou da representatividade do evento para São Luís e do envolvimento que tem ao realizá-lo mesmo diante dos obstáculos.

- Fazer aquilo que gostamos e amamos é maravilhoso. Mesmo diante das dificuldades em fazer a Festança no Ceprama, estou há 19 anos mantendo a tradição com resistência, resiliência. Mantenho a determinação, responsabilidade e amor. No final Deus no comando acaba nos proporcionando um resultado positivo de celebração, conquisra e reconhecimento. A Festança é um Oscar pra mim, uma realização pessoal. Por isso, vamo guarnicê em três dias com uma programação variada de valorização da Cultura Popular do Maranhão - destaca.

A Festança Junina mantém uma programação exclusivamente recheada com 
atrações locais, oportunizando ao público os melhores grupos de bumba meu boi,  grupos alternativos e artistas.

Este ano, a FESTANÇA reunirá em um só palco, os mestres cantadores do bumba meu boi, as  coreiras e tocadores do tambor de crioula, os músicos de raiz do tradicional forró péde-serra, os talentosos compositores, cantores da música maranhense em geral.

Em 2023, a Festança acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de Maio. Com a seguinte. Veja a programação:

Na sexta-feira: Show Mestre da Ilha, Cacuriá de Dona Teté, Boi Barrica, Boi de  Maracanã, boi de Nina Rodrigues e Boi da Maioba.

No sábado: Boi Lendas e Magias, boi de Santa Fé, Boi Meu Tamarineiro, boi de Axixá e boi da Pindoba.

No domingo: boi da Lua, Elas do Forró, boi de Guimarães, União da Baixada, Boi de Morros e Boi da Madre Deus

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.