Troca de Ideia

Assis Medeiros lança EP instrumental e curta-metragem dirigido por cineasta brasiliense

As músicas deste EP renderam prêmios nos festivais de cinema de Recife e São Luís, (Guarnicê de Cinema), este último em que Assis até hoje não recebeu o prêmio.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 09/03/2023 às 11h30

O EP com seis faixas instrumentais é parte do filme O Jardineiro do Tempo (2001), curta-metragem, em 35mm, do diretor brasiliense Mauro Giuntini.

Assis Medeiros no Plugado, na Mirante FM, lançando o Jardineiro do Tempo. Foto: Instagram/Assis Medeiros
Assis Medeiros no Plugado, na Mirante FM, lançando o Jardineiro do Tempo. Foto: Instagram/Assis Medeiros

Este foi o primeiro trabalho que o compositor e produtor musical Assis Medeiros realizou especificamente para cinema. As músicas lhe renderam os prêmios de melhor trilha original, no ano de 2002, nos festivais de cinema de Recife e São Luís (Festival Guarnicê de Cinema).

Em TROCA DE IDEIA com o jornalista PEDRO SOBRINHO, no PLUGADO, na MIRANTE FM, ASSIS MEDEIROS falou da importância deste disco que ficou na gaveta por 22 anos, em que ele chegou a ser premiado no FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA lá em 2002, e por já morar em BRASÍLIA, onde trabalha na TV SENADO, nunca recebeu o prêmio justo e merecedor. Assis contou, ainda, que voltou a São Luís para tentar receber a premiação do festival de cinema maranhense e foi informado que não havia a estatueta do "boizinho", símbolo do festival.

- Esse prêmio do Festival Guarnicê de Cinema é muito importante pra mim. Representa todo meu afeto e acolhimento que tive em São Luís. Portanto, gostaria muito de ter o prêmio do "boizinho" na minha coleção de memória afetiva - ressalta Assis.

Capa do EP O Jardineiro do Tempo de Assis Medeiros. Foto: Divulgação
Capa do EP O Jardineiro do Tempo de Assis Medeiros. Foto: Divulgação

O JARDINEIRO DO TEMPO

Trata-se de um trabalho que mistura programações eletrônicas com instrumentos acústicos. Assis explica que
“desde o ano passado, eu resolvi lançar meus trabalhos de trilhas sonoras.

Primeiro foi a trilha Sertão do meu amor, produzida para um documentário da TV Senado no ano de 2000. E depois veio a trilha do curta-metragem Um pouco de dois”.
Produzida por Assis Medeiros nos estúdios TocPop (Brasília/DF) e Peixe-boi (João Pessoa/PB), a trilha conta com a participação especial do baixista paraibano Xisto Medeiros (Quinteto da Paraíba), na faixa Flor Azul.

A capa do disco, ironicamente, não é uma foto do filme. O compositor preferiu usar uma imagem do fotógrafo francês, Samuel Gazé.

- Esta foto traduz a música de uma forma muito profunda. Acho que a trilha, quando desconectada do filme, pode trazer significados mais amplos. E o trabalho do Samuel imprimi este novo significado - explica o compositor.

SERVIÇO:

Lançamento do EP O Jardineiro do Tempo Desde o dia 27 de janeiro (sexta-feira) em todas as plataformas de áudio
Filme O Jardineiro do tempo (vimeo.com/144917395)
Mais informações: assislamina@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.