Troca de Ideia

Fazer turismo com o olhar pedagógico e inclusivo é essencial, dizem gestores

Para o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, e Antônio Bacelar Jr., diretor da Viamundo, o caminho para colocar o turismo de São Luís no roteiro internacional passa também pela Responsabilidade Social.

Pedro Sobrinho / Jornalista

- Atualizada em 18/01/2023 às 21h08

SAULO RIBEIRO DOS SANTOS, secretário Municipal de Turismo, e ANTÔNIO BACELAR JR., diretor da Viamundo e diretor Operacional da Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio (BELTA), foram anfitriões do quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM.

Antônio Bacelar Jr., diretor da Viamundo, e Saulo Ribeiro dos Santos, secretário Municipal de Turismo. Foto: Yndara Vasques
Antônio Bacelar Jr., diretor da Viamundo, e Saulo Ribeiro dos Santos, secretário Municipal de Turismo. Foto: Yndara Vasques

Os dois são profissionais com larga experiência no Turismo e que utilizam da criatividade, gestão e qualificação para promover SÃO LUÍS como destino turístico para o Mundo. Para Saulo Santos, e Antônio Bacelar Jr.,  o caminho para colocar o turismo de São Luís no roteiro internacional passa também pela Responsabilidade Social. 

SAULO destacou a importância do AFROTURISMO em uma São Luís literalmente formada por uma população negra, citando como exemplo o SARAU CULTURAL, que reuniu no MUSEU DA GASTRONOMIA MARANHENSE, localizado na PRAIA GRANDE, as caixeiras da CASA FANTI ASHANTI com a cantora RITA BENNEDITTO. Para ele, encontro dessa natureza legitima a importância do turismo religioso para cidade a partir de um ESTADO LAICO.

Destaque também para o turismo pedagógico e inclusivo, desenvolvido em parceria da secretaria Municipal de Turismo e a Viamundo. Uma experiência louvável de vivencia, roteiro cultural de São Luís, aconteceu no bairro da Liberdade, considerado o primeiro quilombo urbano do BRASIL, através projeto "PELAS VIAS DA LIBERDADE".

Entre outras ações da SETUR estão: Famtour Presencial e Virtual, Feiras Nacionais e Internacionais, Sarau Cultural e São Luís Pôr do Sol Musical. Para o secretário, é necessário a troca de informação com o trade turístico mundo afora com objetivo de qualificar os agentes turísticos de São Luís, fomentar, trazer experiências vivenciadas em outros lugares e colocar em prática com originalidade de ser ludovicense. Saulo anunciou viagens para São Paulo e Madri, na Espanha, para esse ano.

Cidadão Vimarense

No dia do aniversário de Guimarães, festejado nesta quinta-feira (19/1), o empresário Antônio Bacelar Júnior, diretor da Via Mundo Intercâmbio e Turismo e diretor da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), vai receber da Câmara Municipal de Guimarães o título de cidadão vimarense. 

Natural de Coelho Neto, Antônio Bacelar tem laços familiares e profissionais com Guimarães, por meio de projetos que criou visando o incentivo ao turismo, educação e sociais voltados  à cidade. 

- São projetos como o Bolsa Maria Firmina dos Reis que oportuniza a uma estudante quilombola a fazer intercâmbio cultural em Córdoba, na Argentina, e o Turismo Pedagógico, que alia turismo e educação com envolvimento de escolas - destaca Bacelar.

Para celebrar os 265 anos de Guimarães, a prefeitura organizou uma vasta programação durante todo o dia, iniciado com às 7h, com Missa em Ação de Graças, desfile cívico das escolas, solenidade em frente à sede da Prefeitura, sessão solene na Câmara Municipal, inauguração de hospital, feirinha da cidade, torneio de damas, premiações e atividades culturais com apresentação de tambor de crioula, blocos de carnaval e shows da Banda Miragem e do Bicho Terra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.