Praia Grande - Centro Histórico de São Luís

Rolê para celebrar o Natal e o Forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil neste sábado

Idealizado pela produtora cultural, a mineira, Gabriela Rodrigues, o Forró das Flores ocorre na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. Na programação tem os DJs Pedro Dreadlock, Vinil Social Clube e Forró do Mel.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Gabriela Rodrigues idealizadora do Forró das Flores. Foto: Divulgação
Gabriela Rodrigues idealizadora do Forró das Flores. Foto: Divulgação (Gabriela Rodrigues)

Há 11 anos, com em media 19 edições, o rolê itinerante Forró das Flores é referência no calendário cultural e da diversão em São Luís. Idealizado pela produtora cultural, a mineira, Gabriela Rodrigues, o evento ocorre neste sábado (18/12), no Bar do Porto, na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

Em entrevista ao Plugado, na MIRANTE FM, na noite dessa quinta-feira (16/12), Gabriela disse que o Forró das Flores vai além de uma festa. Trata-se de um projeto de inclusão social focada na economia criativa e difusão do aristas do gênero nordestino na capital maranhense.

- A gente leva diversão para as pessoas, mas também existe a preocupação outros agentes responsáveis para que o evento aconteça. Não podemos esquecer dos artistas locais que têm como referência musical e de trabalho o forró, assim como os djs que ajudam a divulgar o gênero. Outra peça importante é a economia criativa no contexto de inclusão do Forró das Flores - enfatiza.

A boa coincidência é que esta edição do Forró das Flores, será em dezembro, mês em que o forró tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, título concedido pelo Iphan. Um outro bom motivo para festejar está por conta do reconhecimento do projeto pela Fundação Joaquim Nabuco Delmiro Gouveia de Economia 2020 Nortte e Nordeste.

- Esta edição do Forró das Flores é uma retomada das atividades. Portanto, já que é Natal iremos nos confraternizar, celebrar a vida, a música e o Forró, agora Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, uma premiação importante para este projeto que surgiu da ideia de três meninas que queriam abrir um empreendimento de bar ou fazer uma festa, mas a condição é que tocaria forró, em especial, o forró-pé-serra. E diante desse importante momento de comemoração iremos curtir mais uma edição desse evento que é lindo e já faz parte do calendário cultural da Ilha. Também será celebrada a premiação do projeto realizada pela Fundação Joaquim Nabuco Edital Delmiro Gouveia de Economina Criativa 2020 Norte e Nordeste - ressalta.

Segundo Gabriela, a intenção é que o Forró das Flores se transforme em um grande festival de música e como um dos porta-vozes do gênero nordestino em São Luís. Na programação da edição deste sábado (17/12), a partir das 20h, tem: Djs Pedro Dreadlock, Marco Vinil Social Clube e a Banda Forró do Mel.

- E como sempre teremos a nossa atmosfera mágica e encantada de flores , xitas, e mimos para curtirmos essa noite. Salve o Forró das Flores! Vem dançar e cantar com a gente - conclama.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.