Semba à brasileira

Luanda é uma conexão entre a África, Maranhão e Pará, define Assis Medeiros o seu novo single

A música é uma parceria do cantor e compositor paraibano com o poeta maranhense Celso Borges, participação de Flora Lago filha do músico. Já está disponível nas plataformas de streaming, além do videoclipe no youtube.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Assis Medeiros com novo single Luanda. Foto: Facebook/Divulgação
Assis Medeiros com novo single Luanda. Foto: Facebook/Divulgação (Assis Medeiros)

O cantor e compositor paraibano, Assis Medeiros, radicado em Brasília, conversou no PLUGADO, na MIRANTE FM, no último domingo (22/8), sobre o seu novo 'single' LUANDA, parceria dele com o poeta maranhense CELSO BORGES e a participação de FLORA LAGO, filha do músico.

Segundo Assis, esta conexão entre a África, Maranhão e Pará traz o pop com sabor de regionalismo. Musicada por Assis Medeiros, Luanda se aproxima do Semba angolano e dialoga, às avessas, com o Baião e o Carimbó brasileiros.

- É uma boa salada do Brasil com Angola carregada de sonoridade dançante. Em uma viagem de voos e fumaça no céu da Camboa, bairro de São Luís (MA), à beira do rio Anil, a letra traz palavras e gírias angolanas, como camba (camarada), kabomba (polícia), baldar (mentir), mujimbo (boato), cumbú (dinheiro), boda (festa), bina (bicicleta) e bazeza (palerma) - diz Assis.

- Luanda é a segunda de uma série de três composições que o poeta Celso Borges escreveu depois da leitura de um livro do escritor angolano Ondyak, cuja literatura é recheada regionalismos - gírias e expressões locais - explica.

O lançamento chegou às plataformas digitais dia 20 de agosto acompanhado de videoclipe com imagens e fotos de Adriana Lago e Clarisse Borges, enquanto Daniel Minchoni assina a criação e montagem.

Serviço
Luanda (single)
Lançamento oficial: sexta-feira, 20 de agosto 2021
Onde: em todas as plataformas digitais e no YouTube

CLIPE:https://youtu.be/VjbtG-okpzU

PLATAFORMAS DIGITAIS ASSIS MEDEIROS

SPOTIFY
https://open.spotify.com/artist/1qldAg5W1od1oqQ9Ls2GPh

DEEZER
https://www.deezer.com/en/artist/1340174

TIDAL
https://listen.tidal.com/artist/4192119

APPLE MUSIC
https://music.apple.com/ng/artist/assis-medeiros/403885485

Ficha técnica
Produzida, gravada e mixada por Assis Medeiros no PontoSemNó Estúdio (Brasília/DF)
Masterizada por Homero Lotito no Reference Mastering Studio (São Paulo/SP)
Participação especial: Flora Lago

Videoclipe
Imagens e fotos de Adriana Lago e Clarisse Borges
Criação e montagem por Daniel Minchoni

Perfis

Assis Medeiros é produtor musical, compositor e jornalista. Tem cinco discos lançados e trabalha também com produção de trilha sonora original para cinema e teatro. Apresenta o programa Estúdio A (TV Senado), onde entrevista compositores e cantores brasileiros.

Celso Borges, poeta e letrista maranhense, autor de 11 livros de poesia, entre eles Persona non grata (1990) e O futuro tem o coração antigo (2013), além dos CDs XXI (2000), Música (2006) e Quase (2010). Fez mais de 100 canções, em parcerias com Zeca Baleiro, Chico César, Criolina, Nosly, Assis Medeiros, entre outros.

Flora Lago toca violão e canta desde os 15 anos. Aos 16, participou do seu primeiro festival de música, realizado pelo SESC/DF. A cantora lançou seu álbum de estreia (O tempo dela) em 2020. O EP tem quatro canções e uma forte influência do reggae. Flora Lago tem 25 e participou dos dois últimos trabalhos do compositor Assis Medeiros, os discos Lamina (2015) e Anarquia e amor (2019).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.