Afrofuturismo sonoro

Rapper maranhense Enme participa de videoclipe e single Kolapso com Monkey Jhayam e Terra Treme

Uma mistura de funk e kuduro, a música traz uma linguagem musical Afrofuturista e com proposta de crítica social. A música e o videoclipe já estão disponíveis nas plataformas de streaming. Veja o clipe no site da Mirante FM.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

Com uma linguagem musical AFROFUTURISTA, o músico paulista Monkey Jhayam, a maranhense Enme e Terra Treme lançam o videoclipe de “Kolapso”.

A crítica social do clipe relata a situação caótica que o Brasil se encontra em relação a distribuição da vacina e aborda a luta de classes. No ano de 2021 D.C. (Depois do Colapso), o mundo é controlado por tecnologia virtual, fome e medo. Nas vozes de Monkey Jhayan e Enme, “Kolapso” apresenta a tão sonhada cura, disseminada através da tecnologia própria das periferias, trazendo o funk e kuduro com a produção musical da dupla Terra Treme.

 Para Jean Marcus, conhecido como Monkey Jhayam, cantor, compositor, respeitado dentro da cultura soundsystem da América Latina, Mestre de Cerimônias, cuja sigla é M.C. Foto: Divulgação
Para Jean Marcus, conhecido como Monkey Jhayam, cantor, compositor, respeitado dentro da cultura soundsystem da América Latina, Mestre de Cerimônias, cuja sigla é M.C. Foto: Divulgação

Democracia e Igualdade

A simbologia do roteiro fala também sobre outras problemáticas da pandemia. A ascensão da massa ameaça os sistemas opressores mas, ainda é possível construir um modelo de sociedade mais democrático e igualitário.

Para Jean Marcus, conhecido como Monkey Jhayam, cantor, compositor, respeitado dentro da cultura soundsystem da América Latina, Mestre de Cerimônias, cuja sigla é M.C., “Kolapso chega prevendo uma guerra política e social pelo acesso à vacina. Em nossa sociedade, realmente só se tem acesso a cultura, saúde e boa educação quem tem dinheiro para pagar.

- Realidade essa que nos agride a tempos e sustenta essa pirâmide social que deixa sempre o rico mais rico e o pobre mais pobre - alerta.

Já a rapper maranhense, Enme, conta que “foi um grande desafio falar das coisas que ainda estamos vivendo e sentindo no momento.

- Trazer uma mensagem importante e ainda se manter dançante para a galera se envolver, tive que arrumar um jeito de imprimir o DNA do Maranhão para o audiovisual com a ClockWork Filmes e a Captura Produções - explica.

Lazaro, produtor musical do Terra Treme e um dos diretores do projeto comentou que o videoclipe tem “referência nos quilombos e nos grupos revolucionários de resistência que lutam contra as desigualdades e injustiças causadas pelo sistema capitalista, onde Monkey Jhayam e Enme produzem um dispositivo de cura digital, conduzidos pelo beat do Terra Treme e o som dos atabaques.

Gravação

O videoclipe de “Kolapso” foi gravado na zona sul de São Paulo e em São Luís (MA). Lazaro e Jessica Lauane assinam a direção da obra que está disponível no YouTube.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.