Núbia apresenta dois singles e adere as ondas das lives para mostrar a sua música
As músicas "Vou de Renúncia" e "Mito" ganharam uma nova roupagem. Segundo a artista, "além de ampliar a sua musicalidade em outras vertentes da música preta, também flertou com pitadas de eletrônico.
A cantora e compositora maranhense, Núbia Rodrigues ou "NUBIA" marcou presença nesse domingo (14/6), no Plugado, na Mirante FM, onde conversou sobre "a quantas anda a sua produção musical em tempos de distanciamento social, na quarentena. Também apresentou a sua nova face sonora, em que bebe na fonte da música eletrônica, em dois singles produzidos por ela. Trata-se de "Mito" e "Vou de Renúncia".
Como uma artista que traz uma verve musical de engajamento político-social, Nubia aproveitou o momento em que o racismo volta a pauta de discussão para verbalizar o que pensa sobre o tema. Questionada em cima da frase do rapper Emicida em que ele diz, "no caminho da luz todo mundo é preto", na opinião de Nubia, o racismo estrutural é uma realidade histórica e institucional. Ela aponta como uma luz no fim do túnel que uma das formas de combate é o branco compreender a existência e profundidade do problema. Também defende união entre o povo preto independente de nações e ideologias.
- A gente vive em país em uma sociedade que pratica o racismo estrutural. E um dos caminhos para combatê-lo, encontrar possíveis soluções para o problema, em primeiro lugar, é que a "branquitude" possa compreender o problema que foi criado, compreender os seus privilégios e entender estas práticas de opressão sobre o outro em função da cor da pele. Também é preciso políticas institucionais antiracistas no sentido de conscientizar o coletivo sobre este racismo estrutural. Para nós que somos pretos cada vez devemos nos unir, um ajudando ao outro, passando conhecimento um ao outro - recomenda.
Perfil
“Núbia Rodrigues”, natural de São Luís, 25 anos, mostrou que veio a serviço e que faz o diferencial na cena da música local com uma música própria, cheia de personalidade e resistência.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.