Bandinha do Professor: iniciativa musical que viraliza nas redes
Sob o comando do professor Antonyel Pacheco, a bandinha, composta por David Claro nos vocais, Yuri Guimarães na guitarra, Bernardo Damasceno na bateria, e Benjamin Furtado, teclado, faz show dia 4 de janeiro, em São Luís
Em São Luís, o professor Antonyel Pacheco, de 40 anos, encontrou no rock nacional uma forma criativa de ensinar música para crianças, e montou uma “bandinha” com seus próprios alunos. O projeto, que saiu da sala de aula direto para a internet, onde viralizou com vídeos que já acumulam milhões de visualizações.
Ao conversar com o jornalista Pedro Sobrinho do quadro Troca de Ideia, no Plugado na Mirante FM, o professor contou que a ideia de montar a “bandinha” e gravar os vídeos surgiu dentro da própria sala de aula, que fica na sua casa, e também de uma vontade antiga de ter uma banda de rock.
"Eu sempre quis montar uma banda de rock. Quando percebi que meus alunos tinham potencial, juntei todo mundo e começamos a ensaiar. Foi daí que nasceu a ideia da bandinha", conta o professor.
Antonyel nasceu em Grajaú, no interior do Maranhão, e há mais de 20 anos dá aulas de música para crianças e adolescentes. Além de músico, é advogado por formação e integra há 16 anos a Companhia Barrica, grupo cultural tradicional do estado.
“Eu sempre brincava, porque queria muito montar uma banda para fazer esse tipo de trabalho. Cheguei a ensaiar com alguns amigos incríveis, músicos maravilhosos, mas nunca dava certo por várias questões. E quando olhei para os meus alunos, pensei: por que não? Por que não aperfeiçoar isso e usar a aula para colher bons frutos?”, lembra.
A banda, composta por David Claro nos vocais, Yuri Guimarães na guitarra, Bernardo Damasceno na bateria, também participou do Plugado na Mirante FM, exceto o tecladista, Benjamin Furtado. A criançada também participou da Troca de Ideia. O trio agradeceu pelo espaço e mostrou que, além da diversão, tem encarado a banda como uma experiência pra vida. Todos foram unânimes em dizer que quando sobem no palco, vivem o que estão fazendo com a atitude rock´n´roll.
Metodologia de ensino
A gravação dos vídeos, segundo ele, faz parte da metodologia de ensino, como uma etapa do processo de aprendizado em que os alunos são preparados para registrar o resultado do que foi ensinado. Ele afirma que as publicações nas redes sociais surgiram naturalmente, com a intenção de mostrar o processo mais puro possível das aulas, registrando o progresso de cada aluno.
As aulas acontecem em uma sala reservada na casa do próprio professor. Com o passar dos anos, o projeto ganhou equipamentos melhores, como interfaces de áudio e microfones de qualidade, o que ajudou a ampliar o alcance dos vídeos.
Rock como filosofia de vida
Para o professor, o rock vai além de um gênero musical, é quase uma “filosofia de vida”. Ele explica que o rock tem uma “linha”, uma essência que envolve uma vivência quase religiosa, não no sentido tradicional, mas na intensidade com que quem o vive incorpora seus valores.
“O rock, como eu falei, ele é uma linha filosófica que te abre a mente. Ele te coloca num patamar diferente para que você possa ter os pés no chão e fazer uma autocrítica de tudo, através das letras, através do som da guitarra pesada. Ele é rebelde, ele se rebela, ao mesmo tempo ele fala de amor”, afirma o professor.
Circulando pela Luz da Educação no Rio de Janeiro
O sucesso da bandinha ganhou proporções nacionais, e o grupo foi convidado para se apresentar no Festival LED - Luz na Educação, promovido pela TV Globo em parceria com a Fundação Roberto Marinho, que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho deste ano, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A experiência, segundo o professor Antonyel, foi inesquecível.
“É difícil traduzir em palavras como foi a experiência, que foi incrível. [..] Foi tudo mágico, foi tudo perfeito. A viagem, foram três dias... os meninos, as crianças, vivenciaram os passeios. Foi a realização do meu sonho em pessoa”, ressalta.
Show à vista em 2026
A bandinha do Professor tem show marcado no dia 4 de janeiro, no Velho John, em São Luís.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.