Economia

Entenda mais sobre a limitação dos juros do rotativo do cartão de crédito

Nova regra já está em vigência; juros não podem ultrapassar o valor da dívida original

Rádio Mirante AM

Wagner Matos, economista maranhense
Wagner Matos, economista maranhense (Rodrigo Bomfim | Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS – Em entrevista realizada durante a edição desta quinta-feira (4) do programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, o economista Wagner Matos trouxe detalhes sobre a limitação dos juros em cima do rotativo do cartão de crédito, que não poderão mais ultrapassar o valor da dívida original.

O rotativo do cartão de crédito é uma das mais altas do mercado, mesmo sendo um dispositivo considerado emergencial. De acordo com o Banco Central, no mês de outubro os juros do rotativo do cartão de crédito estavam, em média, em 431,6% ao ano.

"É uma novidade que pode agradar os devedores, mas a gente sempre alerta que a melhor opção é que você controle os seus gastos. Muitas famílias adquiriram dívidas durante a pandemia e, até hoje,  muitas querem honrar o seu compromisso, pegando descontos das instituições financeiras por meio do programa Desenrola. Essas famílias amadureceram financeiramente e adquiriram essa educação financeira, tornando-se mais cautelosas", afirmou Wagner. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que 76,6% das famílias brasileiras têm dívidas a vencer.

Ouça.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.