Ponto Final

Juscelino Filho diz que o objetivo é conectar 100% das escolas públicas

O Ministro das Comunicações foi entrevistado no programa Ponto Final

Rádio Mirante AM

Juscelino Filho em entrevista ao Ponto Final
Juscelino Filho em entrevista ao Ponto Final (Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (08) o Ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, falou sobre as ações da pasta para o desenvolvimento do setor no país. 

O Ministro destacou que uma das prioridades é levar internet de qualidade para todas as escolas públicas do país.

 “Escolas são uma das prioridades do presidente. É conectar 100% das escolas públicas nos países com uma velocidade adequada. A velocidade adequada, tem estudo que mostra que é 1 Megabits por aluno pelo menos. Então temos muitos desafios. Está se falando do universo de 440 mil escolas onde a grande maioria delas, já tem uma internet, mas não tem uma internet com a velocidade adequada. Então nós vamos estar aí atuando primeiro em cerca de pouco mais de 8.000 escolas que ainda não tem nenhum tipo de conectividade de internet. Então a gente vai estar fazendo uma força-tarefa para conectar todas essas. Muitas delas, inclusive não tem energia elétrica, que nós fizemos uma parceria com o Ministério de Minas e Energia que vai estar junto com a gente atuando para levar energia elétrica, energia solar, junto com a conectividade para essas escolas”, disse o Ministro das Comunicações.

Juscelino Filho também valorizou a verba que esse ano o Ministério das Comunicações tem disponível para investir em projetos, graças ao Fundo de Universalização dos Serviços Telecomunicações.

“Esse ano nós tivemos a sorte aí do início da nossa gestão no ministério seu primeiro ano que nós vamos estar utilizando recursos do Fundo de Universalização dos Serviços Telecomunicações. Teremos esse ano, cerca de pouco mais de 2 bilhões para o setor para poder fomentar projetos importantes que levem infraestrutura. E nós vamos através do BNDES operando projetos não reembolsáveis a fundo perdido, projetos reembolsáveis, projetos de renúncia fiscal. Temos conversado com operadoras, com provedores, para poder apresentar esses projetos, e a gente tem dito que todos esses que tiverem acesso a esses recursos vão ter em contrapartida também que contribuir com a conectividade de escola”, afirmou Juscelino Filho.

Ouça e entrevista completa. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.