SÃO LUÍS - O suplente de deputado federal pelo União, Ivan Júnior, que no pleito de 2022 recebeu apenas 6.647 votos, deve permanecer no exercício de mandato na Câmara Federal.
Ele tomou posse em janeiro, depois de o primeiro suplente, Dr. Benjamin (União), ter assumido o comando da Prefeitura de Açailândia. Benjamin havia sido eleito prefeito no pleito de outubro de 2024.
Ocorre que nesta semana o titular do mandato na Câmara, Juscelino Filho (União), deixou o Ministério das Comunicações no governo do presidente Lula (PT), após ter sido alo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Com o retorno de Juscelino ao mandato, Ivan Júnior automaticamente volta à condição de suplente.
Bastidores
Nos bastidores, contudo, comenta-se da possibilidade de Lula indicar para o lugar de Juscelino, o também deputado maranhense Pedro Lucas, que pertence ao União.
Se Pedro Lucas assumir o posto no governo federa, portanto, Ivan Júnior poderá permanecer na Câmara. A definição ocorrerá ainda nesta semana.
Curiosidade
Eleito para a Câmara, Juscelino Filho recebeu 142.419 votos e foi o quarto deputado federal mais bem votado no Maranhão.
O primeiro suplente, Dr. Benjamin, obteve 22.640 votos.
Já Ivan Júnior, na condição de segundo suplente, conquistou pouco mais de 6 mil votos, construindo um cenário inusitado, ao assumir mandato na atual legislatura.
A bancada maranhense em Brasília é formada por 18 deputados federais e 3 senadores.
Saiba Mais
- Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, decide deixar o cargo após denúncia da PGR ao STF
- Ministério das Comunicações entrega 45 mil chips para estudantes no MA
- MA e 7 estados recebem R$ 192 Mi para expansão de internet
- Juscelino Filho vai à China buscar concorrentes para empresa de Musk
- União Brasil defende Juscelino após Lula admitir afastá-lo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.