Ponto Final

Dr. Hugo Caminha alerta para o perigo à visão da diabetes

O médico oftalmologista listou alguns sintomas que indicam um estágio avançado da diabetes

Rádio Mirante AM

Dr. Hugo Caminha em entrevista à rádio Mirante AM
Dr. Hugo Caminha em entrevista à rádio Mirante AM (Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (18), em entrevista ao Ponto Final, o médico oftalmologista Hugo Caminha, falou sobre os perigos à visão relacionados a diabetes. Na oportunidade, os ouvintes também puderam tirar suas dúvidas a respeito de problemas oftalmológicos.

Sobre a diabetes, Hugo Caminha explicou que a doença é sistêmica e afetas vários órgão. Em relação aos olhos, a diabetes aumenta as chances de desenvolver catarata, glaucoma e uma série de complicações mais severas.

"A gente ainda vê, por incrível que pareça nos dias atuais, muitos pacientes com diabetes perdendo a visão ou tendo alguma problema relacionado à visão. A diabetes é uma doença sistémica. Então ela atinge vários órgãos do corpo. Os rins, aumenta as chances de infarto, questão de doença cardiovascular e atinge também os olhos, aumentando a chance de vários problemas. Aumenta a chance de ter catarata, aumenta a chance de ter glaucoma e principalmente ela causa uma alteração nos vasos sanguíneos da retina, que é o tecido mais profundo e mais delicado do olho, levando a uma série de complicações", disse.

O oftalmologista reforçou que geralmente a doença é silenciosa e o surgimento de sintomas indicam que a diabetes está em um estágio avançado. Hugo Caminha destaca, no entanto, que o melhor caminha é a prevenção. 

"O paciente que recebe o diagnóstico de diabetes ele tem que ter um acompanhamento rigoroso com o endocrinologista. Esse é o primeiro passo. A glicemia desse paciente tem que estar bem controlada, baixa, os exames bem controlados e esse equilíbrio que vai fazer com que esse paciente não venha ter complicações mais sérias na visão. Com relação aos sintomas, muitas vezes o paciente no início não sente nada e é a hora que a gente tem que agir. Se a gente for esperar ele vir ter uma perda visual, um embaçamento, aumento de pressão, já vai estar numa fase, com certeza, muito avançada. A gente ainda tem algo a ser feito por todos esses níveis de paciente, mesmo paciente mais avançado. Mas a prevenção em primeiro lugar", afirmou Hugo Caminha.

Ouça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.