Ferryboat

Presidente da MOB acredita que prorrogação de intervenção na Serviporto seja 'a última'

Governo é responsável pelo setor de travessia da empresa desde 2020

Rodrigo Bomfim/Rádio Mirante AM

Atualizada em 01/07/2022 às 10h55
Celso Henrique Borgneth, presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB)
Celso Henrique Borgneth, presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) (Matheus Soares)

SÃO LUÍS - O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) do Governo do Estado, Celso Henrique Borgneth, disse acreditar que a prorrogação da intervenção na empresa marítima Serviporto realizada no dia 6 de junho seja ‘a última’. A afirmação foi feita durante entrevista realizada na manhã desta sexta-feira (1) à Rádio Mirante AM.

“A intervenção aconteceu momentaneamente, por alguns problemas. A gente acredita que seja a última prorrogação e que, findando a intervenção, seja entregue para a empresa operar”, disse Borgneth, reafirmando que a Serviporto deverá participar de um novo processo licitatório junto com mais duas empresas do modal marítimo. A empresa possui três embarcações e, segundo o Governo, todas elas estão ‘inoperantes e necessitando de reformas e manutenções, em razão do desgaste natural no decurso do tempo’, conforme publicado no Diário Oficial do Estado.

A intervenção ocorre desde fevereiro e a prorrogação está em vigor desde a publicação no Diário, válida por 180 dias. Segundo a Lei Federal nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, o ‘Poder Concedente [Governo do Maranhão] poderá intervir na concessão e na permissão de serviços públicos, com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes’.

Quatro embarcações prestam hoje o serviço de travessia entre os Terminais da Ponta da Espera e do Cujupe: três da Internacional Marítima e uma da RodoFluvial Banav, proprietária do ‘José Humberto’, que está em funcionamento desde o dia 28.

Ouça a entrevista conduzida pelo repórter Rodrigo Bomfim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.