Ponto Final

Yglésio Moysés denuncia cartel na saúde privada de São Luís

O deputado concedeu entrevista por telefone no programa Ponto Final desta terça-feira (09)

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Yglésio Moyses)

O médico Yglésio Moysés, que também é deputado estadual tem fiscalizado a situação da saúde do estado, principalmente em relação à pandemia do novo coronavírus. O parlamentar já denunciou situações como a de profissionais da saúde que não fazem parte do grupo prioritário, que estavam tomando a vacina contra a covid-19 e criticou o pedido de um novo lockdown no Maranhão.

Nesta terça-feira (09) no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, Yglésio denunciou a situações dos hospitais privados de São Luís, que estão informando a ocupação total de todos os leitos exclusivos para a covid-19.

Yglésio questiona quantos leitos estão sendo disponibilizados exclusivamente para a covid-19. "A pergunta que a gente deve fazer é quanto é 100% dos leitos ocupados? 100% de 10 leitos? 100% de menos de 10 leitos? Tem hospital no Monte Castelo que não tem 10 leitos de covid e que tá com 100% dos leitos ocupados. São 100? 200 leitos? A gente sabe que no momento crítico da pandemia esses hospitais chegaram a ter de 70% a 80% dos seus leitos para covid. Hoje não chega a 10%", disse.

O deputado afirma que os hospitais privados estão anunciando 100% de ocupação para assustar a população. "Eles estão dizendo que estão 100% lotados para assustar a população e chegar ao governo já com o argumento que estão com o máximo da capacidade, porém estão longe disso. O leito de covid, não é um leito que fica disponível o ano todo. Ele é montado de acordo com o momento em que a doença se encontra. Quantos mais casos de covid, mais leitos serão convertidos nos hospitais públicos e privados, em leitos exclusivos de covid. Então não tem motivo para isso. Eles tem que ter o compromisso com o usuário do convênio que necessita ter o atendimento", afirmou.

Ouça a entrevista completa.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.