Voluntário

Hemomar intensifica campanha de doação de sangue com chegada do Carnaval

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

O Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) realiza campanha de doação de sangue durante todo o período de Carnaval, quando a busca pelas bolsas é feita por hospitais e centros de saúde que precisam realizar processos cirurgicos devidos a acidentes, crimes e demais casos.

Com a aproximação do período de festa o que ocorre é a diminuição no número de doadores, que viajam ou acabam não encontrando tempo na agenda para comparecer ao estabelecimento. Anualmente era relatado uma diminuição de 30%, em média, no número de doações.

Segundo João Batista, coordenador do órgão, em 2016, o Hemomar apresenta um bom número de bolsas coletadas e o estoque não corre risco de escassez nos dias de folia. Mesmo assim ele pede a participação dos cidadãos na campanha.

Os critérios básicos para doação de sangue são:

- ter entre 16 e 69 anos (Menores de idade precisam da autorização do responsável. Já acima dos 60 anos é necessário que tenha feito alguma doação em anos anteriores);

- não apresentar problemas na saúde do corpo;

- apresentar documento oficial com foto recente;

- estar acima dos 50kg.

Mais detalhes na entrevista concedida à repórter Alessandra Rodrigues:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.