Celebração

Assembleia comemora 180 anos de fundação

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

O hasteamento da bandeira marcou, na manhã desta quarta-feira (04), o início das comemorações dos 180 anos de instalação da Assembleia Legislativa, que contou com a presença de deputados. Em 180 anos de Assembleia, diversas figuras políticas representaram o povo maranhense, personagens conhecidos, como, Benedito Leite, Viriato Correia, Alexandre Colares Moreira, Magalhães de Almeida e mulheres, como, Zuleide Bogéa, Dalva Bacelar.

A história do Parlamento estadual maranhense começou no ano de 1835, quando foi instalada a Assembleia Legislativa Provincial, que funcionava no consistório da Igreja da Sé, e com ela surgiram os deputados provinciais. Somente 50 anos depois, em 1885, a Assembleia Legislativa passou a funcionar em um imóvel próprio, em um edifício situado na Rua do Egito, no Centro Histórico de São Luís. Lá, a sede do legislativo permaneceu por 123 anos, salvo ligeiros hiatos, quando funcionou na Biblioteca Benedito Leite e na Câmara Municipal de São Luís, em razão de reformas arquitetônicas.

Em 2009, a sede do Poder Legislativo ganhou uma moderna instalação, no Sítio do Rangedor, no Cohafuma. A nova sede continua a se chamar Palácio Manoel Bequimão, mesmo nome que possuía no antigo endereço, no Centro Histórico de São Luís.

Ouça as informações sobre a solenidade em homenagem ao 180 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão com o repórter Jorge Aragão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.