Eleições em São Luís

Janicelma defende ações o ano todo no turismo e cultura

Candidata da Rede disse que não será uma vice de enfeite e que estará nas comunidades

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Zeca Soares)

A pedagoga Jacinelma Fernandes, candidata a vice-prefeita na chapa de Jeisael Marx (Rede), foi entrevistada nesta terça-feira (20), no Ponto Final, com Jorge Aragão, na Rádio Mirante AM. Ela explicou inicialmente o que a levou a ser candidata.

"Nós precisamos ocupar os espaços. Nós não podemos ficar apenas de um lado da sociedade apontando o dedo e o que o poder público precisa fazer. Nós podemos fazer. Eu nunca fui filiada a nenhum partido político, mas mesmo assim sempre participei de alguma forma da política e estamos hoje aqui, uma dupla, um homem e uma mulher, eu e o Jeisael colocando os nossos nomes nesse momento tão oportuno para a Prefeitura de São Luís. Eu não serei uma vice de enfeite. Eu e o Jeisael não estaremos separados. Vocês vão nos encontrar muito em ações na cidade", disse.

Ela se disse decepcionada com o modelo atual da campanha política que não assegura direitos iguais a todos os candidatos. "Isso me entristeceu, mas ao mesmo tempo me deu coragem e nós precisamos seguir para fazer essa campanha. Nós não temos recursos, nós não temos tempo de TV, mas nós decidimos que não podemos nos abater e pelo contrário temos e precisamos seguir e trincar esse modelo de fazer política. Nós estamos fortalecidos e vamos seguir em frente", explicou.

Janicelma destacou a importância e a necessidade de ações permanentes no turismo e na cultura. "Hoje nós temos apenas as ações pontuais que são importantes e são agendas dentro de um calendário anual, mas nós defendemos uma política permanente nessas áreas. Vamos criar um fundo especial para o turismo. Vamos buscar a atuação mais efetiva da iniciativa privada. Nós vamos criar fórum para discutir permanentemente a implementação de novas ações e ideias, pois o turismo além de lazer é importante fonte para geração de emprego e renda na cidade", afirmou.

Na saúde, a candidata que é funcionária pública da saúde em São Luís, disse que é necessário um diálogo com o Estado para que os municípios possam receber os seus próprios pacientes e dessa forma é possível desafogar um pouco o Socorrão. "Nós tempos o programa A Saúde perto de casa. A marcação de consulta melhorou um pouco, mas ainda temos o gargalo do tempo. Você consegue marcar a consulta hoje para fazer o exame daqui há um ou dois meses e às vezes o resultado do exame já venceu. A demora é fruto da pouca quantidade de funcionários para prestar o serviço", disse.

Janicelma disse que a gestão da Rede vai regularizar o calendário escolar em São Luís, além de melhorar a estrutura física da rede escolar.

Nesta quarta-feira (21), os entrevistados serão os candidatos Mauro César (Pros), às 8h30 e Luzimar Lopes (PDT), às 10h. Veja a ordem das entrevistas:

19 de outubro – 8h30 – Letícia Cardoso (PSB) e 10h – Ana Célia Oliveira (PRTB)
20 de outubro – 8h30 – Fabiana Vilar (PL) e 10h – Jacinelma Fernandes (Rede)
21 de outubro – 8h30 – Mauro César (Pros) e 10h – Luzimar Lopes (PDT)
22 de outubro – 8h30 – Jairo Mesquita (PSTU) e 10h – Esmênia Miranda (PSD)
23 de outubro – 8h30 – Honorato Fernandes (PT) e 10h Ribamar Arouche (Psol)

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.