Eleições

Bira do Pindaré propõe bilhete único ilimitado em São Luís

Candidato do PSB defendeu também a implantação de escolas plenas em São Luís

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Zeca Soares)

O candidato Bira do Pindaré (PSB) foi o segundo entrevistado na série com os candidatos a prefeito de São Luís, no programa Abrindo o Verbo, com Geraldo Castro, na Rádio Mirante AM. Antes, o entrevistado foi o candidato do PSOL, Franklin Douglas.

Bira do Bindaré disse que está apto para administrar a capital maranhense por conta de já ter enfrentado as dificuldades como muitos ludovicenses. "Eu estou preparado para assumir os rumos da cidade de São Luís. Trago a experiência política e a militância em vários movimentos. Trago a experiência administrativa de Delegado do Trabalho e Secretário de Ciência e Tecnologia. Além de tudo isso trago a experiência de vida e isso é um diferencial meu em relação aos demais concorrentes que eu respeito. Eu conheço a realidade de São Luís, eu vivi a realidade, as dificuldades porque eu vim da periferia", disse.

Bira disse que as suas propostas são baseadas em três princípios. "Teremos uma cidade mais bela, uma cidade mais humana e uma cidade mais justa. Nós precisamos melhorar o tratamento da cidade para que essa beleza possa ser compartilhada com turistas e com a comunidade. Temos uma preocupação com a segurança pública, mesmo esta não sendo uma obrigação do município", afirmou.

O candidato do PSB defendeu a implantação do bilhete único ilimitado. "O bilhete único tem uma enorme limitação. Você não pode usar por toda a cidade. estou propondo o bilhete único ilimitado. Isso já existe em várias cidades do país, como por exemplo São Paulo. O trabalhador pode ter o bilhete único valendo para o mês inteiro e ilimitado. Essa é uma proposta exclusiva. Não tem nenhum outro candidato defendendo isso e essa é uma iniciativa que pode ajudar muito na problemática do transporte em São Luís", explicou.

Bira do Pindaré defendeu uma revisão no contrato de licitação do transporte coletivo em São Luís e a implantação do projeto Ilha verde para incentivar a arborização e o bem-estar à população da cidade. Bira defendeu 15% dos royalties da Vale para aplicação na área Itaqui-Bacanga.

Bira disse que a zona rural não é um problema, mas uma solução e por isso está propondo 2% do orçamento para a agricultura familiar e pesca, que são vocações da população de São Luís. O candidato defendeu a implantação de escolas plenas em São Luís, nos moldes e inspiração nos Iemas. E defendeu o Instituo Municipal de Ciência e Tecnologia para levar qualificação e formação profissional aos jovens.

Segundo Bira, a implantação do sistema de marcação de consulta por meio de plataformas digitais por meios de aplicativos é fundamental para acabar com esse gargalo na saúde pública. E garantiu a criação das agências Ganha Tempo para atendimento com todos os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de São Luís, inclusive sobre a questão do IPTU, tudo em um mesmo local. "Vamos começar pelas agências nos terminais de integração.", finalizou garantindo que concluirá as obras em andamento na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Na próxima segunda-feira (5), os dois entrevistados são os candidatos Yglésio Moisés (Pros) e Sílvio Antônio (PRTB).

Outras entrevistas:

As entrevistas tem duração de 30 minutos. A ordem foi definida em sorteio.

5 de outubro – 14h30 – Yglésio Moisés (Pros) e 16h – Sílvio Antônio (PRTB)
6 de outubro – 14h30 – Hertz Dias (PSTU) e 16h – Jeisael Marx (Rede)
7 de outubro – 14h30 – Eduardo Braide (Podemos) e 16h – Duarte Jr (Republicanos)
8 de outubro – 16h – Carlos Madeira (Solidariedade)
9 de outubro – 14h30 – Rubens Jr. (PCdoB) e 16h – Neto Evangelista (Democratas)

Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.