Ponto Final

Dep. Eduardo Braide fala sobre Política e responde ouvintes na Rádio Mirante AM

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00
((Foto: Saylon Sousa / Mirante AM))

O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) esteve no estúdio da Rádio Mirante AM na manhã desta segunda-feira (30) e conversou com o jornalista Roberto Fernandes no Programa Ponto Final sobre diversos assuntos da vida política e de seu trabalho como parlamentar na Assembelia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

A conversa teve início justamente pelo momento político nacional e as impressões que este deixa na proposta do fazer política não só no país, mas também nos estados. "Quem não gosta de política é governado por quem gosta", disse o deputado ao parafrasear o desembargador Lorival Serejo (presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão / TRE-MA) que citou Platão. Ele explicou o porquê da afirmativa:

"Tudo o que acontece na nossa vida acaba tendo que passar pela política (...) Nós temos a situação da saúde, seja no Governo do Estado ou na Prefeitura Municpal de São Luís. Passa pela política essa questão do atendimento melhor na saúde. A questão da segurança pública, que hoje vem tanto atingindo, principalmente, a Região Metropolitana de São Luís com ônibus incendiados, assaltos que vem acontecendo... Passa por uma Política Pública de segurança pública. Então assim,o quê que eu quero dizer na verdade: é preciso que não haja essa criminalização da atividade política", ponderou após o questionamento.

Durante a entrevista o deputado respondeu a questões feitas por diversos ouvintes. Sobre a falta de água nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar - assunto de muita repercussão na região metropolitana - Eduardo Braide disse que deve cobrar em tribuna na ALEMA um posiconamento por parte das duas prefeituras, que tem o direito de repassar a ao setor privado a gestão do fornecimento de água em seus respectivos municípios, mas, em contrapartida, devem fiscalizar e cobrar o bom funcionamento do serviço.

Eduardo Braide falou também sobre o sistema de transporte público vigente na capital e a licitação em adamento.

"Nós temos aí 550 mil usuários que são atendidos todos os dias. Nós temos 168 linhas de transporte urbano. Nós temos 27 empresas que exploram esse serviço aqui na capital e nos últimos dois anos nós tivemos três aumentos da tarifa de passagem de ônibus. Tivemos a retirada da "Domingueira" - que a gente sabe que foi implantada na gestão anterior - e tivemos uma coisa que muita gente não presta a atenção que foi a implantação da biometria facial. E o que causou a implantação da biometria facial? Ela reduziu a fraude das passagens de ônibus em 20%. Então a pergunta que eu faço: Com três aumentos da passagem, retirada da 'Domingueira' e implantação da biometria facial por que que a qualidade dos ônibus não melhora?", falou o deputado que questionou as ações da gestão atual.

Em relação a esse assunto, ele sugeriu a realização de uma pesquisa de satisfação dos usuários para que um levantameno mais efetivo sobre a qualidade do sistema de transporte público seja apresentado e conduza as decisões a serem tomadas.

Para saber mais sobre o que Eduardo Braide falou destes e outros assuntos ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.