Ponto Final

Elói Nascimento confirma greve dos bancários no Maranhão

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

Bancários de todo o Maranhão irão paralisar as atividades a partir de terça-feira (06) da próxima semana. Foi o que confirmou o presidente dos Sindicatos dos Bancários do Maranhão, Elói Natan Silveira Nascimento, em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes no programa Ponto Final desta quinta-feira (01).

O motivo da deflagração de greve teria sido a rejeição, por parte da categoria, da proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), que previa reajuste salarial de 5,5%¨mais um abono de R$ 2.500,00. Outras reinvidicações em pauta são:

-Reposição das perdas salárias dos bancários (que segundo lideranças da categoria existem desde a implantação do Plano Real - em 1994 - e que em alguns casos chegam a 100%); Participação linear nos lucros obtidos pelas empresas bancárias; Além da contratação de mais efetivo e fim das demissões em massa;

No dia 05 de outubro uma nova assembleia será realizada pela categoria para definir o rumo das reinvidicações caso seja definido estado de greve as atividades serão interrompidas no dia seguinte com paralisação por tempo indeterminado.

"Nós sabemos dos transtornos e dos prejuízos que a comunidade sofre ao não poder utilizar os serviços bancários nesse momento, mas nós acreditamos que somente com a greve é que vai ser porssível obter avanços em relação quanto as reinvidicações específicas da categoria como também é o momento que a sociedade precisa se mostrar indiganada (...) Quando nós trabalhadores, que somos a grande maioria, que sobrevivemos do salário, passamos por essa miséria." , falou o presidente do sindicato da categoria.

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.