Coronavírus

Secretaria de Estado da Saúde confirma mais de 50 casos da variante ômicron no Maranhão

Além dos casos de ômicron, a SES confirmou 10 casos da variante delta no Estado.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 26/03/2022 às 18h25
Governo disse que os casos estão distribuídos em 14 cidades.
Governo disse que os casos estão distribuídos em 14 cidades. (Divulgação / NIAID)

MARANHÃO - Exames confirmaram a circulação da variante ômicron do coronavírus no Maranhão. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), são 58 casos distribuídos em 14 municípios.

Os casos confirmados da ômicron foram identificados nos municípios de Barreirinhas, Cururupu, Santa Helena, Santa Inês, Turiaçu, Tutóia, Urbano Santos, Paço do Lumiar, Pinheiro, Anajatuba, Balsas, Itapecuru Mirim, São José de Ribamar e São Luís.

Leia também:

Maranhão registra nove mortes e 1.573 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

Prorrogada testagem contra a Covid-19 no Parque do Rangedor em São Luís

Em nota encaminhada ao Imirante.com, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) concluiu, nessa quinta-feira (3), o sequenciamento genômico de 68 amostras coletadas entre 14 de dezembro de 2021 e 21 de janeiro de 2022. Destas, 58 foram diagnosticadas com a variante ômicron e 10 com a variante delta.

Veja a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) concluiu, nesta quinta-feira (3), o sequenciamento genômico de 68 amostras coletadas entre 14 de dezembro de 2021 e 21 de janeiro de 2022. Destas, 58 foram diagnosticadas com a variante ômicron e 10 com a delta.

Os casos confirmados da ômicron foram identificados nos municípios de Barreirinhas, Cururupu, Santa Helena, Santa Inês, Turiaçu, Tutóia, Urbano Santos, Paço do Lumiar, Pinheiro, Anajatuba, Balsas, Itapecuru Mirim, São José de Ribamar e São Luís.

A variante acometeu todas as faixas etárias, sendo confirmados, entre 0 a 9 anos, um caso; 10 a 29 anos, dois casos; 20 a 29 anos, oito casos; 30 a 39 anos, doze casos; 40 a 49 anos, doze casos; 50 a 59 anos, sete casos; 60 a 70 anos, cinco casos; mais de 70 anos, dez casos; e um caso não possui identificação de idade.

Nas amostras sequenciadas positivas para ômicron, 57% são do sexo feminino e 43% do sexo masculino.

Primeiro caso no Maranhão

O primeiro caso da infecção no Estado foi confirmado na manhã dessa quinta-feira (3). O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, informou sobre o caso em entrevista ao repórter Sidney Pereira da TV Mirante.

“Dessa vez a gente tem de fato, a gente tem Ômicron no Maranhão, e a tendência é que ela se torne rapidamente prevalente", afirmou o secretário.

Sintomas da Ômicron

Cerca de dois meses após ser identificada pela primeira vez no Brasil, a variante ômicron já é a prevalente nos casos de covid-19 no país, de acordo com informações divulgadas na coletiva de imprensa do Ministério da Saúde em 11 de janeiro.

Embora os sintomas não sejam tão diferentes daqueles causados por outras variantes, há sutis mudanças na forma de apresentação da doença, e muitos dos pacientes infectados na nova onda têm relatos parecidos: o sintoma de dor de garganta antes de a maioria dos demais sinais da covid-19 aparecerem.

Primeira morte pela Ômicron no Brasil

No dia 6 de janeiro, foi registrada primeira morte de uma pessoa pela variante Ômicron e se deu na cidade de Aparecida de Goiânia (GO), próxima à capital de Goiás.

A vítima foi um homem de 68 anos com comorbidades, doença pulmonar crônica e hipertensão arterial. Ele tinha sido vacinado com três doses de imunizante contra Covid-19. A confirmação foi realizada pelo programa de sequenciamento genômico do município.

Coronavírus do Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite desta sexta-feira (4), que o Maranhão tem 10.519 mortes e 392.338 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados nove óbitos e 1.573 pessoas infectadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas no estado, sendo 327 na Grande Ilha de São Luís, 62 em Imperatriz e 1.184 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,68%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.