No Maranhão

Operação da PF encontra 85 mil pés de maconha em terras indígenas

A Polícia Federal destruiu 500 mudas e 1 kg de sementes da planta.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h21
Para deflagração da Operação a Policia Federal empregou cerca de 42 servidores.
Para deflagração da Operação a Policia Federal empregou cerca de 42 servidores. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - A quinta fase da Operação Fusarium, realizada pela Polícia Federal, encontrou cerca de 85 mil pés de maconha em terras indígenas na região de Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, nas proximidades dos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo. Os agentes policiais responsáveis pela ação destruíram 500 mudas e 1 kg de sementes da planta.

A operação, cumprida de 18 a 23 de de outubro, no Maranhão, também se estendeu para outros estados do Brasil como Pernambuco, Bahia e até para o Paraguai. Ao todo, foram encontradas 28 toneladas de entorpecentes até o momento.

Durante o procedimento, a polícia chegou a prender uma pessoa que foi achada em uma das plantações. O acusado portava drogas e uma espingarda no momento da apreensão. A ação contou com cerca de 42 servidores (entre delegados, agentes, escrivães e agentes administrativos), dois helicópteros da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal – CAOP, bem como, contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

A operação foi denominada "Fusarium" em alusão a fusariose: doença infecciosa causada por um fungo oportunista, o Fusarium spp., que pode ser encontrado no ambiente, principalmente em plantações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.