EMAP

Porto do Itaqui, o porto do Arco Norte do Brasil

Para atender o aumento da demanda previsto para os próximos anos, a EMAP também está preparando o porto para o crescimento da movimentação por ferrovia.

Publipost

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Expectativa é movimentar mais de 13 milhões de toneladas de soja e farelo em 2021 Líder no escoamento de grãos no Arco Norte do país, o Porto do Itaqui deve bater os 12,1 milhões de toneladas de soja e farelo movimentados em 2020 e chegar aos 13 milhões de toneladas neste ano, considerando as operações do Tegram e da VLI.

A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Itaqui, vem se preparando para receber a safra 2020/21 com obras de pavimentação nas vias internas do porto realizadas no ano passado. Quase metade das cargas chega por rodovias, o tráfego de carretas – que pesam até 60 toneladas – fica mais intenso.

Para atender o aumento da demanda previsto para os próximos anos, a EMAP também está preparando o porto para o crescimento da movimentação por ferrovia. O plano é construir uma pera ferroviária para o transbordo de cargas sem a necessidade de desmembrar a composição ferroviária. O projeto básico foi aprovado com licença prévia e agora está na fase de modelagem junto ao Ministério da Infraestrutura, que deve ser concluída até o final do primeiro semestre.

O porto público do Maranhão está conectado ao restante do país pela Estrada de Ferro Carajás e a Transnordestina, além de uma conexão indireta com a Ferrovia Norte-Sul, que se liga à Estada de Ferro Carajás em Açailândia (MA). Pelo modal rodoviário a rota é pelas BRs 135 e 222.

Diferenciais competitivos

O Porto do Itaqui está entre os três primeiros portos brasileiros no IDA (ranking da gestão ambiental) e no Prêmio Portos + Brasil, do Ministério da Infraestrutura. Neste último, foi contemplado em duas categorias: IGAP (Índice de Gestão das Autoridades Portuárias) e Execução dos Investimentos Planejados.

Localizado estrategicamente próximo aos principais mercados mundiais, o Porto do Itaqui possui moderna infraestrutura para movimentar graneis sólidos vegetais e minerais, líquidos, cargas gerais e contêineres.

Com tripla certificação – ISO 27001 (Segurança da Informação), ISO 9001 (Qualidade) e ISO 14001 (Meio Ambiente) –, a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), gestora do Itaqui, está comprometida com a confidencialidade, a integridade e disponibilidade das informações, qualidade das entregas e
responsabilidade socioambiental.

Para saber mais sobre as atividades, história, conexões, notícias e como atua cada setor da Autoridade Portuária do Itaqui, visite o site www.portodoitaqui.ma.gov.br. Lá também é possível acompanhar em tempo real a movimentação de navios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.