Coronavírus

Maranhão tem 10.938 casos ativos da Covid-19 e contabilizou mais 34 mortes pela doença nas últimas 24h

Segundo o boletim da SES, nesta segunda (8), o Maranhão chega agora a 223.822 casos confirmados e 5.309 vidas perdidas em decorrência do vírus.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Dados sobre a pandemia do novo coronavírus no Maranhão foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde.
Dados sobre a pandemia do novo coronavírus no Maranhão foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde.

SÃO LUÍS – Nesta segunda-feira (8), o Maranhão chegou 10.938 casos ativos de Covid-19, ou seja, pessoas que ainda estão infectadas pelo vírus. Desses contaminados, 9.656 estão em isolamento domiciliar, 808 internados em enfermaria (136 na rede privada de saúde e 672 na rede pública) e 474 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 124 na rede privada e 350 na rede pública.

Além desse dado alarmante, o Estado registrou, nas últimas 24h, mais 333 novos casos da doença e 34 mortes. Segundo o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda, o Maranhão chega agora a 223.822 casos confirmados e 5.309 vidas perdidas em decorrência do vírus, desde o início da pandemia. Ao todo, 207.575 pessoas conseguiram se recuperar da doença.

Novas mortes e casos confirmados

Das novas mortes contabilizadas nesta segunda no Estado, nove óbitos aconteceram nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardavam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

Os novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Poção de Pedras (1), Carutapera (1), Pirapemas (1), Governador Edson Lobão (2), Codó (2), Açailândia (2), Paço do Lumiar (2), Balsas (2), São José de Ribamar (3), São Luís (8) e Imperatriz (10).

 Número de mortes confirmados por faixa etária e comorbidades das vítimas. / Foto: Divulgação / SES.
Número de mortes confirmados por faixa etária e comorbidades das vítimas. / Foto: Divulgação / SES.

Quanto aos 333 novos casos registrados, 108 foram em São Luís, 78 em Imperatriz e 147 nas demais regiões do Estado. Ainda segundo os dados da SES, há 1.513 pessoas com suspeita da doença no Maranhão, aguardando confirmação de exame laboratorial.

Número de casos confirmados de Covid-19 no Maranhão por faixa etária. (Foto: Divulgação / SES)
Número de casos confirmados de Covid-19 no Maranhão por faixa etária. (Foto: Divulgação / SES)

Desde a semana passada, o Maranhão tem registrado mais de 30 óbitos por dia. Diante do aumento no número de casos e de óbitos, desde o dia 5 de março vigora no Estado uma série de medidas restritivas, para tentar conter ainda mais o avanço da doença.

A meta do governo do Estado era que as medidas fossem tomadas até o dia 14 de março, porém, nesta segunda, o governador Flávio Dino (PCdoB) avaliou que as medidas restritivas de combate à Covid no Maranhão ainda não surtiram o efeito desejado. Por isso, até a próxima sexta-feira (12), o governo poderá anunciar novas medidas ou realizar a manutenção das que estão vigor.

O decreto com as medidas que endurecem as restrições no Estado pode ser prorrogado por mais dias, disse ainda o governador, caso a situação continue sendo de expansão dos casos e piora no quadro de internações da rede de saúde.

Leia também: Especialista alerta para alto nível de contágio atual da Covid-19 no Maranhão

O estado, atualmente, está em alta no número de casos e óbitos. Segundo levantamento do G1, até esse domingo (7), o Maranhão tinha a média móvel de 32 mortes por dia em decorrência da Covid. Já a média móvel de casos confirmados estava em 597.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI continua alta no Estado. Na Grande São Luís, dos 179 leitos de UTI da rede estadual, só 11 estão livres. Já dos 410 leitos clínicos, 37 estão livres.

Em Imperatriz a situação é mais crítica, dos 61 leitos de UTI disponibilizados, apenas 1 está livre. Já os leitos clínicos, dos 138 oferecidos, há 3 leitos livres para receber novos pacientes.

Taxa de ocupação de leitos da rede estadual de Saúde no Maranhão para pacientes com coronavírus. / (Foto: Divulgação / SES)
Taxa de ocupação de leitos da rede estadual de Saúde no Maranhão para pacientes com coronavírus. / (Foto: Divulgação / SES)

Profissionais de saúde

Desde o início da pandemia, 4.359 profissionais de saúde tiveram confirmação de infecção pela covid, desses, 4.216 se recuperaram e 75 foram a óbito.

Todos os municípios do Maranhão já confirmaram casos de Covid-19, veja a quantidade registrada atualmente em cada cidade.

Foto: Divulgação / SES)
Foto: Divulgação / SES)
Foto: Divulgação / SES)
Foto: Divulgação / SES)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.