Imunização nas aldeias

Maranhão já vacinou 9.927 indígenas contra a Covid-19

Indígenas fazem parte do público-alvo, e profissionais estão atuando nas aldeias.

Imirante.com, com informação do governo da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Ao todo, foram encaminhadas doses suficientes para vacinar uma população de 19.624 indígenas em todo o Estado.
Ao todo, foram encaminhadas doses suficientes para vacinar uma população de 19.624 indígenas em todo o Estado. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Os povos indígenas do Maranhão continuam sendo vacinados contra a Covid-19. Profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), serviço ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), estão atuando nas aldeias, levando saúde pública e contribuindo com o trabalho do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). Até o momento, o Maranhão já imunizou 9.927 indígenas.

“Os indígenas fazem parte do público-alvo da vacinação contra Covid-19, justamente por serem considerados mais vulneráveis à doença. Diante disso, estamos reforçando, com a presença dos nossos profissionais, o compromisso de levar saúde aos lugares mais remotos e de mais difícil acesso, garantindo não apenas informação e esclarecimentos, mas também vacina que resguardará a integridade dessas pessoas”, disse a coordenadora da Fesma, Cheila Farias.

Leia mais:

Maranhão registra mais 852 casos de Covid-19 e confirma mais 35 mortes pela doença

Dentre as estratégias utilizadas para imunizar os indígenas, está a realização de atividades educativas em saúde, fortalecendo a importância da vacina e desmistificando as informações sobre seus efeitos (fake news). Os profissionais também têm concentrado esforços na articulação com agentes do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), a gestão municipal e as lideranças indígenas, levando vacinação e suporte do profissional médico.

Ao todo, foram encaminhadas doses suficientes para vacinar uma população de 19.624 indígenas em todo o Estado. Desde o mês de junho de 2020, a Fesma vem atuando em aldeias juntamente com os profissionais do Dsei no combate à pandemia. Neste ano, o trabalho tem foco na imunização para melhorar a cobertura vacinal.

O Maranhão possui mais de 37 mil indígenas em seu contingente populacional, distribuídos em oito etnias. São elas: Guajajara, Awá-Guajá, Ka’Apor, Krenyê, Canela, Krikati, Gavião e Timbira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.