Alarmante

Maranhão registra mais 852 casos de Covid-19 e confirma mais 35 mortes pela doença

Esse é o segundo maior número de casos confirmados em 24h no Estado este ano e o maior número de óbitos registrado em um dia desde julho do ano passado.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Dados sobre a pandemia do novo coronavírus no Maranhão foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde.
Dados sobre a pandemia do novo coronavírus no Maranhão foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde.

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (4), o Maranhão registrou 852 novos casos de Covid-19 e confirmou mais 35 mortes pela doença. Esse é o segundo maior número de casos confirmados em 24h no Estado este ano, o maior registro em 2021 foi em 25 de fevereiro, quando o Maranhão registrou 854 casos em um dia. Quanto ao número de óbitos, esse é o maior registrado em um dia desde julho do ano passado.

Leia também: Especialista alerta para alto nível de contágio atual da Covid-19 no Maranhão

Dos novos óbitos registrados, oito aconteceram nas últimas 24 horas e 27 aconteceram em dias e/ou semanas anteriores, e aguardavam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

As novas mortes confirmadas foram nas cidades de: Arari (1), Bacabal (1), Bela Vista do Maranhão (1), Itinga do Maranhão (1), Igarapé Grande (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São José de Ribamar (1), São José dos Basílios (1), Rosário (1), Tutóia (1), Vitória do Mearim (1), Balsas (2), Buriticupu (2), Timon (2), Imperatriz (5), Santa Luzia (5) e São Luís (8).

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão chegou a 221.884 casos confirmados e 5.162 vidas perdidas em decorrência do vírus, desde o início da pandemia. Ao todo, 206.320 pessoas conseguiram se recuperar da doença.

O estado, atualmente, está em alta no número de casos e óbitos. Segundo levantamento do G1, até essa quarta-feira (3), o Maranhão tinha a média móvel de 21 mortes por dia em decorrência da Covid. Já a média móvel de casos confirmados estava em 533.

Número de casos confirmados de Covid-19 no Maranhão por faixa etária. (Foto: Divulgação / SES)
Número de casos confirmados de Covid-19 no Maranhão por faixa etária. (Foto: Divulgação / SES)

De acordo com o boletim da SES, o Estado está com 10.402 casos ativos da doença, ou seja, pessoas que ainda estão infectadas com a Covid. Desses contaminados, 9.247 estão em isolamento domiciliar, 715 internados em enfermaria (124 na rede privada de saúde e 591 na rede pública) e 440 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 111 na rede privada e 329 na rede pública.

Ainda segundo os dados da SES, há 1.402 pessoas com suspeita da doença no Maranhão, aguardando confirmação de exame laboratorial.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI continua alta no Estado. Na Grande São Luís, dos 179 leitos de UTI da rede estadual, só 24 estão livres. Já dos 410 leitos clínicos, 78 estão livres.

Em Imperatriz a situação é mais crítica, dos 61 leitos de UTI disponibilizados, apenas 2 estão livres. Já os leitos clínicos estão totalmente ocupados, não há leitos livres para receber novos pacientes.

Taxa de ocupação de leitos da rede estadual de Saúde no Maranhão para pacientes com coronavírus. / (Foto: Divulgação / SES)
Taxa de ocupação de leitos da rede estadual de Saúde no Maranhão para pacientes com coronavírus. / (Foto: Divulgação / SES)

Profissionais de saúde

Desde o início da pandemia, 4357 profissionais de saúde tiveram confirmação de infecção pela covid, desses, 4216 se recuperaram e 75 foram a óbito.

Todos os municípios do Maranhão já confirmaram casos de Covid-19, veja a quantidade registrada atualmente em cada cidade.

Foto: Divulgação / SES)
Foto: Divulgação / SES)
Foto: Divulgação / SES)
Foto: Divulgação / SES)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.