Temporal

Inmet emite alerta laranja por risco de chuvas intensas no Maranhão

O alerta laranja significa risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Imirante.com22/02/2021 às 16h55

SÃO LUÍS - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (22), mais um alerta laranja. O órgão trabalha com quatro níveis de gravidade: nada previsto (verde), perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho).

A chuva intensa que caiu na tarde desta segunda na capital maranhense deixou muitas ruas e avenidas completamente alagadas.

A chuva provocou alagamento no Mercado Central deixando motorista ilhados. (Foto: Reprodução)

O alerta laranja significa risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Além das chuvas, que devem variar de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia , os ventos também devem ser intensos, o que torna a situação mais perigosa.

A previsão do tempo para esta terça- feira (23) é de mais nuvens com pancadas de chuva e trovoadas, de acordo com o Inmet.

Veja ações recomendadas pelo Inmet:

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Direção e atenção

Os motoristas devem ter cuidado redobrado no trânsito. Além da baixa visibilidade, a aquaplanagem ( que significa a falta de aderência do pneu com a pista) é um grande perigo pois ela faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle do automóvel. A estabilidade de um veículo depende do contato entre os pneus e o solo, portanto, à medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui devido à penetração de ar entre a pista e o veículo.

Confira as dicas

  • Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.
  • Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.
  • Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.
  • Não fume para evitar o embaçamento do vidro.
  • Não use as poças d’água para ‘lavar’ seu veículo. Muitos acidentes começam assim.
  • Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir. Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.